Cidade

Prefeito Firmino Filho destaca importância do planejamento urbano

Os técnicos da Semplan avaliaram ações e traçaram metas para 2018

Quinta - 21/12/2017 às 19:12



Foto: Rômulo Piauilino Firmino Filho
Firmino Filho

Técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (20), para avaliar as ações realizadas nos últimos 12 meses e traçar as metas para o próximo ano. Durante o encontro, o prefeito Firmino Filho lembrou que o cenário adverso faz com que haja necessidade de adequação.

“O cenário bastante adverso faz com que a gente tenha necessidade de se adequar, de adaptar, se ajustar. Não foi só um ano de ajustar, mas também de plantar sementes para o futuro. É fundamental que todo esse planejamento saia do papel. O que está saindo do papel é a parte referente aos terminais, aos corredores e algumas obras do sistema viário. É fundamental que possamos dar sequência a outras obras dentro desse espírito. É por isso que estamos buscando financiamento junto a CAF, BNDS e Ministério das Cidades”, resumiu.

Firmino Filho lembrou ainda da importância do planejamento urbano para cidade. Este ano, a administração municipal deu início ao processo de revisão do Plano Diretor de ordenamento Territorial (PDOT), que deve ser concluído no próximo ano. “Precisamos ter não só apenas novos instrumentos de planejamento, como buscar transformar em concreto e que a população possa efetivamente perceber as mudanças que o planejamento urbano pode ocorrer”, frisou.

Durante o encontro, os técnicos da Semplan apresentaram as principais ações realizadas ao longo do ano. Além das discussões do PDOT e da negociação de operação de crédito, estão em andamento a segunda etapa do Programa Lagoas do Norte (contemplando a requalificação do Parque Encontro dos Rios e a construção do Parque do Mocambinho), o Programa Gestão Cidadão (que busca o equilíbrio fiscal da administração municipal) e parcerias com organismos internacionais para a abertura de dados.

“Todas essas ações e outras que estão sendo desenvolvidas são importantes para a Teresina, para população. Conseguimos dar passos importantes e vamos seguir com esse pensamento no próximo ano. Os desafios existem e estão sendo enfrentados. Nossa prioridade é planejar e buscar uma cidade cada vez melhor para as pessoas”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Erick Amorim.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: