Municípios

Prefeito de Santa Filomena recebe em Campo Maior a medalha “Heróis do Jenipapo”

Segunda - 13/03/2017 às 12:03



Foto: Reprodução Prefeito de Santa Filomena, Carlos Braga, que receberá de Wellington Dias a medalha Heróis do Jenipapo
Prefeito de Santa Filomena, Carlos Braga, que receberá de Wellington Dias a medalha Heróis do Jenipapo

Inaugurações, celebrações religiosas, peça teatral e ato cívico-militar marcam as comemorações da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, nesta segunda-feira, 13 de Março. A data lembra os 194 anos da batalha sangrenta travada entre tropas piauienses e portuguesas, às margens do Riacho Jenipapo. Com cinco horas de duração, o confronto permitiu a independência do norte e nordeste do Brasil. 

O governador Wellington Dias participa de quatro inaugurações. Pela manhã, o chefe do executivo inaugura as quadras poliesportivas das escolas Briolanja Oliveira e Nonato Ibiapina, Ginásio Poliesportivo e asfalto na Alameda Dirceu Arcoverde. 

À tarde, a programação se inicia às 12h00, com Missa em Ação de Graça. O ato religioso acontece na Catedral de Santo Antônio. Logo depois, um Culto em Ação de Graça será celebrado na Igreja Batista Nacional Philadelfia, no Bairro de Fátima. 

No Monumento aos Heróis do Jenipapo serão realizados os eventos civis e militares, a partir das 16h00. O desfile militar lembra a bravura dos piauienses, cearenses e maranhenses contra os portugueses. Em seguida, uma peça teatral encena os acontecimentos do dia 13 de Março de 1823, às margens do Riacho Jenipapo. 

A programação do ato cívico, alusivo aos 194 anos da Batalha do Jenipapo, encerra com a entrega da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, pelo governador Wellington Dias, e com a Outorga da Medalha Heróis do Jenipapo. 

A Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença e a Outorga da Medalha Heróis do Jenipapo serão entregues a 16 personalidades piauienses, entre as quais, o prefeito Carlos Braga, de Santa Filomena, no extremo oeste do estado do Piauí.

“Agradeço ao secretário Merlong Solano, por ter me indicado para receber do governador Wellington Dias a honrosa Outorga da Medalha Heróis do Jenipapo. É de grande importância, pois representa nosso esforço em busca de melhorias para o município de Santa Filomena”, disse o prefeito Carlos Augusto de Araújo Braga, que participará da solenidade comemorativa aos 194 anos da Batalha do Jenipapo.

Fonte: Blog do José Bonifácio

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: