Dia da Mulher: Firmino dá ponto facultativo às servidoras

Na data, os serviços essenciais e de interesse público deverão ser realizados normalmente


Em decreto publicado no dia 26 de fevereiro, o prefeito Firmino Filho divulga que dará ponto facultativo para as mulheres servidoras públicas municipais na quarta-feira, 8 de março, por conta do Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, fica facultado o registro de frequência às mulheres, ressalvados os serviços essenciais e de interesse público, que deverão ser realizados normalmente.

O documento traz considerações sobre a importância das mulheres trabalhadoras que representam uma luta que se arrasta desde o século XIX, com as organizações feministas oriundas de movimentos operários, e permanece viva, com novas reivindicações próprias da atual conjuntura histórica.

Atualmente, a pública municipal tem cinco pastas coordenadas por mulheres: a Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias; Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres; a Procuradoria Geral do Município; a Superintendência de Desenvolvimento Rural e a Fundação Wall Ferraz.

Além de lembrar a atuação das mulheres em seguimentos importantes da sociedade e da luta história feminista oriunda de movimentos operários, o decreto cita os movimentos mais recentes, como o “Women’s March”, nos  EUA, e o “Ni Una Menos”, na América Latina, que convocam  uma greve geral das mulheres  no mundo todo, onde o objetivo é chamar a atenção para a importância  do trabalho feminino  nos diversos setores da sociedade, mas também levantar bandeiras como o combate ao feminicídio, a  luta pela equiparação  salarial, pela licença-maternidade  e paternidade estendida, e pela equidade de gênero em todas as esferas.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: