Brasil

Prédio que pegou fogo não tinha alvará e teve atestado negado por bomb

Registros 2011 AVS São Paulo Prédio

Sexta - 08/11/2013 às 15:11



Foto: globo.com incêndio
incêndio
O prédio onde se localiza a academia que pegou fogo na região central de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (8), não tinha alvará de funcionamento, segundo a prefeitura, e não foi aprovado por uma vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros em março deste ano. Segundo o tenente-coronel Valmir Correa Leite, na época, foram encontradas "três ou quatro irregularidades que fizeram com que nós não concedemos o AVCB (Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros)".

Segundo a prefeitura, os responsáveis pela academia não ingressaram com pedido de alvará. Ao pedir o alvará, os responsáveis pela academia teriam de apresentar, entre outros documentos um AVS (Auto de Verificação de Segurança) do Corpo de Bombeiros específico para a academia.

Nos registros verificados, consta um pedido de AVS de 2011 para o prédio que está em análise. O prédio residencial localizado ao lado da academia possui um emitido em 2000.

De acordo com o coronel, "o edifício tinha um período para se adequar às exigências dos bombeiros e deveria ter entrado em contato para notificar que haviam resolvido os problemas, o que não foi feito".

O AVCB é o documento que certifica que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança necessárias contra incêndio previstas pela legislação.

Ainda segundo a corporação, indícios apontam que o incêndio teria começado no telhado da academia Smart Fit. Isso porque relatos das primeiras equipes que chegaram ao local dão conta de que a parte inferior do pavimento estava razoavelmente reservada enquanto o fogo se alastrava no telhado.

A assessoria de imprensa da academia informou que a unidade que pegou fogo foi inaugurada há menos de uma semana.

"A direção da empresa está em contato com autoridades para identificar as causas e poderá prestar mais esclarecimentos após o relatório da perícia técnica", informou a assessoria, em nota.

A Prefeitura de São Paulo foi procurada, mas ainda não respondeu o porquê de o prédio, mesmo irregular, não ter sido interditado.

Os peritos do Instituto de Criminalística chegaram ao local às 10h45 para os trabalhos que tentarão identificar as causas do incêndio, mas o deixaram meia hora depois por falta de condições de inspeção. Os trabalhos serão retomados à tarde.

Incêndio
O incêndio começou por volta da 1h desta sexta-feira e às 5h estava controlado, segundo os bombeiros.

De acordo com o tenente-coronel Valmir Correa Leite, 100 pessoas foram atendidas no local; outras 46, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, precisaram ser encaminhadas para hospitais na região com quadro de intoxicação por fumaça, além do paciente com queimaduras no rosto e nas mãos. "O caso mais grave é de um idoso que demoramos para localizar", justificou Leite.

A fumaça alta se alastrou e entrou pelas janelas dos edifícios, assustando moradores. Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", uma família foi resgatada do quarto andar de um dos prédios com o auxílio de uma escada Magirus do Corpo de Bombeiros. Pai, mãe e filho, com medo da fumaça, chegaram a ameaçar se jogar pela janela.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: