Ciência & Tecnologia

Prédio da Praça Ocílio Lago é repassado para UFPI

O espaço vai receber projetos de Tecnologia da Informação.

Quinta - 15/12/2016 às 21:12



Foto: Ascom Ufpi recebe prédio da Praça Ocílio Lago
Ufpi recebe prédio da Praça Ocílio Lago

Reformado recentemente pela Prefeitura de Teresina, o prédio localizado na Praça Ocílio Lago, conhecida como Praça dos Skatistas, na zona Leste, foi cedido para a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A instituição vai realizar no local o projeto Acelera Teresina, destinado a executar ações de incentivo ao segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). O espaço também deve ser utilizado para o desenvolvimento de atividades culturais.

A permissão de uso do imóvel foi oficialmente firmada na manhã de hoje (15) entre as partes envolvidas. O secretário municipal de Economia Solidária (Semest), Olavo Braz, representou o poder público municipal. Como representantes da UFPI, estiveram presentes a Pró-Reitor em Pesquisa, Dr. Pedro Vilarinho, e a Coordenadora de Inovação Tecnológica, Dra. Maria Rita de Morais. Já como testemunhas, assinaram o termo o Superintendente de Desenvolvimento Urbano da zona Leste, Francisco Canindé, e Professor Dr. em Ciências da Computação do IFPI, Erick Passos. 

Dentre as ações, o projeto prevê a implantação de uma Aceleradora de Empresa da área de TICs, implantação de uma Incubadora Mista, Atividades de formação e RHs, na área de propriedade intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação (minicursos, especializações, oficinas); Atividades de interação academia – empresas (rodadas de negócios, apresentação de portfólios de tecnologias) e Disponibilidade para desenvolvimento de atividade cultural.

Para Pedro Vilarinho, o projeto exercerá importante papel para o impulsionar o setor de TICs na cidade. “É uma satisfação grande para a Universidade Federal do Piauí receber esse prédio. É um espaço privilegiado e que com certeza deve ser de grande importância para o setor de Tecnologia da Informação na cidade. Nesse projeto também devemos trabalhar parcerias com outras instituições, como o IFPI e a Uespi, que serão fundamentais”, destacou o Pró-Reitor em Pesquisa da UFPI.

O gestor da Semest, Olavo Braz, considera que o projeto será executado com excelência pela UFPI. “Não temos dúvida de que a instituição vai realizar esse projeto com cuidado e atenção, sempre buscando avanços, afinal, a UFPI é referência em inovação. Estamos satisfeitos com essa parceria”, disse o secretário, que acompanhou todo processo de articulação desse projeto.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: