Pré-Enem da Seduc reúne 3 mil estudantes

Principal caminho para o ingresso em universidades públicas e particulares de todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)


Enem

Enem Foto: 180graus.com

Principal caminho para o ingresso em universidades públicas e particulares de todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos próximos dias 5 e 6 de novembro. Como estratégia de preparação para as provas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reuniu, neste domingo (16), cerca de 3 mil alunos piauienses da rede estadual de ensino em mais uma edição do Pré-Enem da Seduc. A atividade faz parte do Canal Educação e foi transmitida para todo o Estado através da internet e da TV e rádio do Sistema Meio Norte de Comunicação.

Para Ildalene Pinheiro, membro da gestão organizadora do evento, a revisão é objetiva ao oferecer um reforço para a preparação dos alunos. “O aluno da escola pública era muito carente de revisões. Com o Pré-Enem nós oferecemos aulas voltadas especificamente para o vestibular, com professores especialistas em questões do exame nacional. Isso dá mais segurança para o aluno na hora de ir fazer a prova. O resultado é o crescimento no número de aprovações de alunos das escolas Estaduais”, aponta.

Com estrutura para receber 3 mil alunos presencialmente, a revisão da Seduc disponibiliza 80% das vagas para estudantes da rede estadual e 20% para alunos que já concluíram o ensino médio e que pretendem concorrer ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou que desejam prestar o exame para certificação escolar. O evento conta com apoio das Gerências Regionais de Educação (GREs) dos municípios de José de Freitas, União, Altos e Lagoa Alegre, além de organizações como a Fazenda da Paz.

O perfil do público do preparatório é diverso. A faixa etária abriga pessoas de diferentes idades que compartilham o sonho de ingressar no Ensino Superior. Josiane Carvalho, de 16 anos, ainda não definiu o curso ao qual que pretende pleitear. Ela estuda no 1º ano do Ensino Médio e se inscreveu no Enem para uma experiência. “Agora vou fazer como teste”, explicou a jovem.

A funcionária pública Alda de Sousa trabalha no Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Piauí (IASPI) há mais de 30 anos. Para ela, a idade não é um empecilho para sonhar em crescer nos estudos. “Eu tenho muita curiosidade de estudar. Se eu lograr algum êxito, vai ser bom para mim. Se não, vai ficar o conhecimento e a experiência de estar aqui aprendendo com a juventude”, afirmou a servidora que pretende se graduar em História ou em Línguas Espanhol.

O Pré-Enem da Seduc reuniu também casais jovens que sonham em construir um futuro em parceria. Janiele Lustosa e Vinícios Teles são exemplos disso. Eles moram juntos há dois anos. Janiele é técnica em nutrição e busca o Ensino Superior para se especializar na carreira. “A gente pensa em crescer juntos, ter uma família, trabalhar. Ter uma família para que a gente possa viver bem e criar uma expectativa porque a gente não sabe o dia de amanhã”, contou. Vinícios ainda não trabalha, mas já sabe o ramo no qual pretende atuar. “Quero ter uma carreira, constituir uma família com ela e crescer cada vez mais” respondeu o jovem, que quer ingressar no curso de Direito e atuar na área criminal.

Para os professores, o grande número de alunos presentes é uma resposta positiva à missão das revisões. “Mesmo sendo transmitido pela TV e internet muitos alunos preferiram vir presencialmente, ter um contato direto com o professor. Isso demonstra interesse. Deixo também o meu elogio ao Governo do estado por promover um evento como esse, tão importante para a Educação”, contou o professor de História Cláudio Nunes.

Em 2016, os alunos da rede estadual de educação contam com uma série de ações de apoio relacionadas ao Enem. Dentre elas está o Passe Livre Enem, que vai garantir a passagem de ônibus para os alunos do 3º ano residentes em Teresina. Cada aluno receberá um cartão com quatro passagens, duas para cada dia de prova. “Não esquecemos dos nossos alunos do interior. Afinal, nem todas as cidades possuem locais de prova. Isso faz com que muitos estudantes deixem de fazer o exame. Por isso a Seduc vai garantir transporte para o deslocamento dos estudantes das escolas estaduais”, acrescentou a secretária de Educação, Rejane Dias, que esteve presente na revisão.

A secretaria ainda parabenizou os docentes de todo o Estado, que nesse último sábado (15), comemoraram o Dia do Professor. “Sem eles não poderíamos ter êxito na Educação do Piauí”, agradeceu.

Todas as aulas do Pré-Enem Seduc são acompanhadas por uma equipe de intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltada para alunos com necessidades especiais. O evento também contou com apresentação da banda Tom Jobim, da Fundação Monsenhor Chaves.

Corujão da Vitória


Na reta final para o Enem, uma outra revisão já está agendada. No dia 29 de outubro, no Teresina  Hall, das 20h às 6h do dia 30, os alunos da rede estadual de todo o Piauí poderão ter acesso ao Corujão da Vitória, a já tradicional atividade preparatória realizada às véspera das provas do Enem. A revisão leva o nome por conta do pernoite de resolução de questões voltadas para a aprovação no vestibular.

Canal Educação


O Canal Educação é um programa de mediação tecnológica da Seduc que chega a 187 municípios piauienses, distribuídos em 300 pontos de transmissão. Na plataforma também estão disponíveis 160 questões elaboradas pelos professores do Canal com correção simultânea voltadas para o Enem. Na internet os interessados podem acessá-lo pelo endereço www.canaleducacao.tv. Para mais informações sobre o Pré-Enem a Secretaria de Educação disponibiliza o e-mail revisaoenem.seduc@gmail.com, o telefone (86) 3216-9656 ou o Whats App (86) 99401-3990.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: