Prazo para prestação de contas das eleições termina nesta terça-feira

Partidos e candidatros podem usar a tramitação eletrônica de dados


Sessão do Pleno do TRE-PI

Sessão do Pleno do TRE-PI Foto: Paulo Pincel

O prazo para que partidos políticos e candidatos apresentem à Justiça Eleitoral a prestação de contas final referente ao primeiro turno das Eleições Gerais 2018 termina nesta terça-feira (6).  O coordenador de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Leonardo Moraes, alerta para que partidos e candidatos não percam o prazo.

De acordo com o disposto na Resolução TSE nº 23.553, de 2 de fevereiro de 2018, todos os candidatos que concorreram no 1º turno das eleições no pleito deste ano, além dos diretórios nacionais e estaduais dos partidos políticos, precisam apresentar a sua respectiva prestação de contas ao Tribunal Eleitoral.

O assessor-chefe da Assessoria de Prestação de Contas e Exames Partidários do TSE, Eron Pessoa, afirmou que a preocupação do Tribunal ocorre em razão do volume dos documentos que integram o processo de prestação de contas. Com a obrigatoriedade do uso do Processo Judicial Eletrônico (PJE) para todas as classes processuais eleitorais, todos os documentos comprobatórios da prestação de contas precisam ser digitalizados e inseridos no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Depois, os partidos terão de entregar os documentos em mídias, presencialmente, nos TREs e no TSE, até as 19h do dia 06/11.

A tramitação eletrônica dos processos de prestação de contas é mais um passo no sentido de ampliar a celeridade, a visualização rápida, a sustentabilidade, a eficiência, a transparência e o controle das contas pela Justiça Eleitoral.

Os dados referentes as prestações de contas dos candidatos e partidos enviadas ao Sistema de Prestação de Contas Eleitorais poderão ser acessados pelo público em geral por meio do sistema DivulgaCandContas.

Fonte: TRE-PI

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: