Educação

Prazo para comprovação de informações do ProUni 2017/1 termina hoje (01)

A única exceção é para os estudantes do Espírito Santo

Segunda - 13/02/2017 às 13:02



Foto: Reprodução Aluna do ProUni
Aluna do ProUni

Os candidatos convocados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2017/1 têm até hoje, 13 de fevereiro, para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. O prazo teve início no dia 6, data em que foi liberado o resultado. 

Acesse a 1ª chamada

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

A única exceção é para os estudantes do Espírito Santo, para os quais o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para comprovação de documentos até quarta-feira, 15, em virtude da crise na segurança pública no estado. Saiba mais.

Uma segunda chamada será publicada em 20 de fevereiro com prazo até o dia 24 para comprovação de informações. Além disso, os interessados em participar da lista de espera poderão manifestar interesse nos dias 7 e 8 de março. A lista será liberada para as instituições no dia 10 do mesmo mês e, neste caso, a comprovação acontece nos dias 13 e 14 de março.

Matrículas

O procedimento deve ser realizado nas respectivas instituições, nos horários e locais indicados pelos próprios estabelecimentos, mediante apresentação dos documentos de identificação, inclusive dos membros do grupo familiar.

Também serão exigidos comprovantes de residência; rendimentos; separação, divórcio ou óbito dos pais; pagamento de pensão alimentícia, ensino médio; professor de educação básica e/ou deficiência (veja aqui). Um protocolo de recebimento da documentação é emitida na ocasião.

Algumas instituições poderão submeter os pré-selecionados, ainda, a um processo seletivo próprio, desde que tenham explicado formalmente a natureza e os critérios de aprovação no prazo máximo de 24 horas da divulgação do resultado.

Oportunidades

Esta edição registrou 1.535.042 inscritos e 2.976.550 inscrições, já que cada candidato poderia indicar duas opções de curso. Já a relação geral de candidatos por vaga ficou em 7,16.

A oferta inicial era de 214.110 bolsas de estudos, mas houve a ampliação do número para 214.242. As oportunidades são para 13.521 cursos distribuídos em 1.065 instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Das bolsas oferecidas, 103.719 são integrais e voltadas para estudantes com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50) por pessoa. Já as demais são parciais e contemplam participantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.811).

ProUni

Puderam se inscrever no ProUni 2017/1 os brasileiros não portadores de diploma de curso superior, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e cursado o ensino médio completo em escola de rede pública ou em colégio particular na condição de bolsista integral.

Os estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, também foram aceitos.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: