Praça dos Orixás será inaugurada nesta quinta-feira (09)

São esperadas cerca de 1.100 pessoas de mais de 20 terreiros da capital


Praça dos Orixás

Praça dos Orixás Foto: Ascom

Nesta quinta-feira (09) será inaugurada a Praça dos Orixás, espaço público em homenagem às religiões de matrizes africanas, Umbanda e Candomblé, que fica localizada na área do Parque Lagoas do Norte, em Teresina.

A concentração terá início às 18h e são esperadas cerca de 1.100 pessoas de mais de 20 terreiros da capital. A Praça será ocupada com tendas temáticas, rodas de capoeiras, giras, grupos de dança e tambores.

Na tarde de hoje (06), membros do Conselho Consultivo das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Teresina e do Comitê Lagoas do Norte estiveram reunidos para discutir os últimos detalhes da inauguração do local. Durante a solenidade de abertura um dos principais assuntos será o combate à intolerância religiosa.

A Praça dos Orixás é uma das intervenções da segunda etapa do Programa Lagoas do Norte e possui espaço para eventos, palco e estacionamento. No local também foram colocadas estátuas que representam dez orixás e três entidades representando a Umbanda e outras oito esculturas ficam dentro da lagoa. Os orixás e os pretos velhos estão fixados no espaço físico da praça, de acordo com a indicação dos representantes dos pais e mães de santo.

Todo o processo de construção da Praça dos Orixás foi feito em diálogo com os representantes dos povos de terreiros. “Desde a concepção da praça, a prefeitura de Teresina vem mantendo esse diálogo de forma a atender aos seus anseios”, finalizou a gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: