Praça dos Orixás recebe plantio de ipês no Dia da Consciência Negra

A ação, que inicia às 7h, envolve rodas de capoeira e palestra sobre plantas medicinais e saberes populares


Praça dos Orixás

Praça dos Orixás Foto: Renato Bezerra

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, será celebrado em Teresina com o plantio de 60 mudas de ipês brancos na Praça dos Orixás, primeiro espaço público da nossa capital em homenagem à cultura e às religiões de matriz africana, inaugurada recentemente na região do Parque Lagoas do Norte. A programação, que inicia às 7 horas, envolve também uma alvorada com rodas de capoeira e uma palestra sobre plantas medicinais e saberes populares.

Ação é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplam).

De acordo com o secretário da Semam, Olavo Braz, a cor escolhida dos ipês (brancos) é em referência a Oxalá, orixá associado à criação do mundo e da espécie humana, que simboliza a paz, calmaria, serenidade, sabedoria e benevolência. “A cor branca é em homenagem a Oxalá, o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano”, explica o gestor.

O gestor acrescenta que o envolvimento da pasta em uma ação como esta, no Dia da Consciência Negra, se dá porque os adeptos das religiões de matriz africana têm uma relação muito forte com os elementos da natureza. “O plantio dos ipês, espécie que encanta a todos na sua florada e é bem resistente ao nosso clima, é uma forma de tornar ainda mais agradável a Praça dos Orixás, um espaço criado para o resgate, valorização e celebração da cultura e religiões de matriz afro”, finaliza Olavo Braz.  

O Dia Nacional da Consciência Negra e também Dia Nacional de Zumbi dos Palmares foi instituído pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. O objetivo da data é promover uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

PROGRAMAÇÃO:

LOCAL: Praça dos Orixás (Parque Lagoas do Norte) - Rua Radialista Jim Borralho

HORÁRIO: às 7 horas - Alvorada com Rodas de Capoeira

às 7h:30min – Plantio de Ipês

LOCAL: Prédio da Administração do Parque Lagoas do Norte – Avenida Boa Esperança

HORÁRIO: às 9h30min – Palestra sobre Plantas Medicinais e Saberes Populares


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: