Política

Chapa de consenso é fechada com Fernando de vice

Cargo seria a condição imposta pelo Progressistas para forma chapa de consenso

Quarta - 30/01/2019 às 12:01



Foto: Assessoria/Alepi Themístocles Filho conseguiu fechar uma chapa de consenso
Themístocles Filho conseguiu fechar uma chapa de consenso

Depois de intensas negociações que entraram pela noite de ontem e prosseguiram na manhã desta quarta-feira (30), os 30 deputados estaduais fecharam a chapa de consenso para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí. A chapa foi registrada na manhã desta quarta-feira (30) e ficou assim definida: presidência - Themístocles Filho (MDB); 1ª vice-presidente - Fernando Monteiro (PRTB); 2ª vice-presidente - Dr. Hélio (PR); 3ª vice-presidente - Evaldo Gomes: 4º vice-presidente: Firmino Paulo (Progressista);  1ª secretaria-geral: Fábio Novo (PT); 2ª secretaria - Marden Meneses (PSDB); 3ª Secretaria - Flávio Júnior (PDT); e 4ª Secretaria - Coronel Carlos Augusto (PR).

A indicação do deputado Dr. Hélio Oliveira, pelo Partido da República, como candidato a 1º vice-presidente na chapa encabeçada pelo atual presidente Themístocles Filho (MDB), era o principal empecilho para o fechamento do acordo.

O PR decidiu atender a um pedido do próprio governador Wellington Dias e abriu mão da 1ª vice-presidência. Porém, indicou mais um nome na Mesa: o do coronel Carlos Augusto. O PP, então, indicou Fernando Monteiro para 1º vice.

Primeira hora

A garantia da permanência de Dr. Hélio como 1º vice foi dada pelo próprio Themístocles Filho no começo da manhã de terça-feira (29), quando recebeu o apoio dos deputados Wilson Brandão e Firmino Paulo, ambos do Progressistas. A posição de Themístocles mudou após uma conversa com o PR e os outros partidos da base.

Mais cedo, Dr. Hélio avisou que o PR não abria mão da sua candidatura, como queria o PP do deputado Hélio Isaías, que, sem chances de vencer, desistiu da disputa contra Themístocles ainda na terça-feira. Porém, a indicação da 1ª vice seria a condição para o PP compor uma chapa de consenso. 

Os deputados estaduais que foram na manhã desta terça-feira (29) à Assembleia Legislativa, fizeram questão de manifestar apoio a Dr. Hélio. Para eles, seria deselegante para Themístocles Filho substituir um aliado de primeira hora. O PR foi um dos primeiros partidos a anunciar que estava “fechado” com o  candidato do MDB. O pedido de Wellington Dias fez o presidente do PR, deputado Fábio Xavier, e Dr. Hélio aceitarem a 2ª vice.  

Fernando Monteiro é o 1º vice-presidente na chapa de Themístocles FilhoFernando Monteiro é o 1º vice-presidente na chapa encabeçada por Themístocles Filho     [Foto: Assessoria/Alepi]
 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: