Posse Regina Sousa

Posse Regina Sousa

Novo governo

Wellington Dias passa faixa do Governo do Piauí para Regina Sousa

O primeiro ato da governadora do Piauí foi entregar títulos de domínio de terras para quebradeiras de coco

Alinny Maria

Quinta - 31/03/2022 às 12:39



Foto: PIauihoje.com Regina Sousa recebe faixa de governadora
Regina Sousa recebe faixa de governadora

O ex-governador Wellington Dias entregou a faixa de governadora do Piauí para Regina Sousa (PT) na manhã desta quinta-feira (31), no Palácio de Karnak, no Centro de Teresina. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, deputados federais e estaduais, secretários e representantes de movimentos sociais. 

Logo após receber a faixa e assinar o livro com termo de transmissão de cargo, a governadora Regina Sousa realizou seu primeiro ato administrativo, que foi entregar o título de domínio de terras para uma associação de quebradeiras de coco, que atua nos município de Esperantina e São João do Arraial.  O ato beneficiou 67 famílias por meio da Lei Estadual 7.294/19.   

Regina Sousa discursou para uma multidão no Palácio de Karnak e disse que nem em seus sonhos imaginava chegar onde chegou. "Chegou o grande dia! Nem nos meus sonhos mais coloridos sonhei chegar até aqui", disse a governadora. 

A governadora falou ainda que não irá mudar sua imagem, nem seu jeito de ser, lembrando que na época em que era Senadora ouvia certas coisas. "Não tem cara de governadora, vou ouvir muito isso, assim como ouvia quando era senadora. Não me cobrem elegância!  Não combino com isso. Eu me enrolo toda vez que tenho que me arrumar para solenidade. Não me manda dar um jeito no cabelo. Ele já está no jeito. Não, não iriei contratar um personal style. Continuarei a mesma”, ressaltou.

Na ocasião, a nova governadora também assinou a nomeação do secretário de Governo, Antônio Neto.

Quem é Regina Sousa, a primeira mulher a se tornar governadora no Piauí

Maria Regina Sousa, de 71 anos, natural da cidade de União será a primeira governadora do estado. Ela que vem de uma família pobre é a quinta filha de quatorze filhos. Sua história com a política começou nos anos de faculdade quando ela termina o curso de letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI), também participou do movimento estudantil durante a ditatura militar.

A história com a política começa dentro dos movimentos sindicais e se cruza com a de Wellington Dias. Bancária, Regina começa a participar do movimento até se tornar vice de Wellington Dias na eleição para o Sindicato dos Bancários do Piauí.

Regina também foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores no Piauí e tve uma relevante participação dentro das atuações sindicais e dos movimentos dentro do Partido dos Trabalhadores.

No ano de 2003 ela assume como secretaria de Administração do governo do Wellington Dias. Outro fato histórico de da carreira de Regina Sousa foi ser a primeira mulher a representar o Piauí no senado brasileiro. Ela foi eleita no ano de 2015 e disse que enfrentou muito preconceito pelo jeito e pelo cabelo.

No ano de 2019, Regina foi empossada como vice-governadora do Estado do Piauí e nesta quinta-feira (31) empossada como a primeira governadora mulher do Piauí, deixando um legado de luta, empoderamento e esperança para as mulheres.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: