Portões abrem para primeiro dia de ENEM no Piauí; 185 mil fazem prova hoje

Cerca de 1,9 mil estudantes não farão a prova por conta de ocupações


Divulgacão de locais de prova será hoje

Divulgacão de locais de prova será hoje Foto: © Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado neste sábado e domingo, conta com aproximadamente 187 mil candidatos com inscrição confirmada. O dado é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que confirma o crescimento em cerca de 20% em inscritos em relação ao ano passado.

Os candidatos devem ficar atentos aos horários: Os portões abrem às 11 horas, no horário local, e fecham ao meio-dia. A prova inicia meia hora depois, às 12h30.

Desses inscritos, 1,9 mil não devem fazer o exame nesta data por estarem alocados em instituições ocupados. No Piauí, dois pontos de aplicação da prova não terão o exame por conta das ocupações: O IFPI Sul, em Teresina, e o campus da UFPI em Bom Jesus. Estes estudantes farão

De acordo com o Supervisor de Ensino da Seduc, Ellen Gera, esse ano foi um dos que houve maiores inscritos. “Houve um acréscimo em inscritos confirmados, esse ano e 2014 foram os de maiores inscrição no Enem. Em relação ao ano passado, houve cerca de 20% de crescimento”.

Esse ano, o Exame contará com sistema especial de segurança. O aluno deverá ter a digital coletada, o que irá constar em um banco de dados da Polícia Federal. A medida é para garantir que a pessoa que está fazendo a prova é a pessoa que fez a inscrição.

“É o primeiro ano que vai ser realizado isso. Durante a prova, ou no primeiro ou segundo dia, o aluno vai ser convidado para coletar a sua digital. Vai ter o equipamento e o sistema vai coletar. O sistema vai para o banco de dados da Polícia Federal, para confrontar ou com a base na polícia ou com o que tem registrado no RG”, afirmou o supervisor.

Além desse novo sistema de segurança, o ENEM conta com os que já contava em anos anteriores. “Teremos normalmente os detectores de metal para evitar que o aluno transite com equipamentos eletrônicos, o aluno não pode usar, tem que deixar num saco lacrado na carteira. Tem o lacre que é informatizado que indica a hora exata que o pacote da prova foi aberto para dar mais segurança”.

Quanto às escolas ocupadas, a Seduc afirma que não é responsável pelos locais de aplicação das provas. O Ministério da Educação informou que as escolas em ocupação deverão confirmar a possibilidade de aplicação da prova até o dia 31 deste mês. Caso contrário, os alunos que estão destinados a fazer a prova nesses locais, deverão fazer uma segunda chamada em outra data. No Piauí, as unidades da UFPI em Picos e do IFPI Sul, em Teresina, estão ocupados em sua totalidade.

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: