Educação

Por causa de ocupações, 191 mil alunos farão o Enem nos dias 3 e 4 de dezembro

Eles serão avisados por SMS a partir da noite desta terça-feira (1º) sobre.

Terça - 01/11/2016 às 18:11



Um total de 191.444 alunos inscritos para participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá as provas adiadas por causa da ocupação de alguns dos locais de prova por estudantes secundaristas contrários a PEC 241 e à reforma do ensino médio proposta pelo MEC. Ao todo, São 304 locais de prova estão ocupados.

Eles serão avisados por SMS a partir da noite desta terça-feira (1º) sobre. Para esse público, as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro deste ano.

Para os demais inscritos -- para 97,78% dos 8.627.195 participantes--, o exame será realizado normalmente no próximo final de semana, 5 e 6 de novembro. 

"Em decorrência das invasões, lamentamos profundamente a ansiedade que esses 191.444 jovens ainda manterão, esperando para realizar a prova", disse a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Maria Inês Fini.

Segundo ela, ainda que aconteça uma desocupação nessas escolas no final da tarde desta terça-feira (1º), as escolas deixarão de ser locais de prova. Os novos locais para esse público ainda estão sendo definidos. O Inep estima um prejuízo de R$ 90 por participante relocado. "Lamentavelmente o próprio governo federal vai arcar com esses custos", disse.

Fini afirma que os resultados serão divulgados no dia 19 de janeiro e que alunos que fizerem as provas nos dias 3 e 4 de dezembro não serão prejudicados. "Os benefícios que os resultados do Enem trazem para o aluno, como a inscrição no Sisu, Prouni e Fies estão assegurados. Vamos analisar essas provas a tempo para que eles integrem as listas e possam ser incluídos nos programas", disse. 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: