Cidade

Mocambinho recebe orientações sobre preservação de animais em blitz socioeducativa

Blitz contou com a parceria dos órgãos de fiscalização, como Strans, Batalhão de Polícia Ambiental, IBAMA e SEMAM

Terça - 13/03/2018 às 14:03



Foto: Reprodução Blitz socioeducativa
Blitz socioeducativa

A manhã desta terça-feira(13) foi de muita informação sobre a importância de manter o equilíbrio ambiental com a preservação de animais silvestres. O Programa Lagoas do Norte, da Prefeitura de Teresina, realizou blitz socioeducativa e ambiental na Lagoa do Mocambinho, cujo parque está em fase de execução.

Técnicos do programa distribuíram folders informativos para motoristas e pedestres que passavam pelo local, orientando e sensibilizando para que evitem o atropelamento, maus tratos e a captura indevida de animais que saem das lagoas e ocupam o espaço urbano. A equipe também esclareceu a população sobre o que fazer ao encontrar animais silvestres na rua e a quem recorrer para denunciar, tirar dúvidas e pedir o resgate.

“Nessa época do ano, por conta do período chuvoso, os cágados, por exemplo, conseguem sair das lagoas e atravessam ruas e avenidas da região. Os animais não conseguem retornar ao ambiente natural e correm o risco de atropelamento”, explicou a bióloga do Programa Lagoas do Norte, Zelinda de Oliveira. “Além dos cágados, essa ação deste ano visa também a orientação sobre preservar outros animais pertencentes à fauna da região do Lagoas do Norte, como jacarés, iguanas e capivaras, comumente encontrados nas proximidades de rios e lagoas da capital”, informou.

A blitz contou com a parceria dos órgãos de fiscalização, como Strans, Batalhão de Polícia Ambiental, IBAMA e SEMAM e também com as lideranças constituídas no comitê de monitoramento do Lagoas do Norte. A inciativa faz parte do Projeto Bem Viver, que compreende uma série de ações socioeducativas de preservação de animais silvestres identificados na área de requalificação do Programa Lagoas do Norte.

Para a moradora Cleia de Paula, a blitz foi bastante oportuna no local. “Na semana passada um jacaré saiu da lagoa do Mocambinho e ocupou a rua. Vi pessoas jogando pedras no animal, que ficou ferido. Há uma grande falta de conscientização. Por isso, essa ação foi primordial e veio em boa hora”, destacou.

A próxima blitz será realizada no próximo domingo, dia 18, das 10h às 12h, no Parque Encontro dos Rios. A revitalização do Parque, que passou por recentes obras, será inaugurada nesta quinta-feira(15), às 7h, com um café da manhã.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: