Geral

População de peixe-boi no litoral do Piauí pode estar crescendo

peixe-boi população cresce litoral

Sexta - 24/05/2013 às 11:05



Foto: propanaiba Biologos monitoram os peixes-boi no litoral do Piauí
Biologos monitoram os peixes-boi no litoral do Piauí
O objetivo é identificar aspectos ecológicos do peixe-boi marinho no estuário dos rios Timonha e Ubatuba entre os estados do Piauí e Ceará no trecho que vai de Cajueiro da Praia (PI) e Chaval (CE) para subsidiar ações de conservação da espécie.

Com esse intuito, recentemente durante vários dias, biólogos estiveram na região realizando monitoramentos e colhendo dados sobre a presença, sazonalidade e identificar as áreas mais importantes para a conservação do peixe-boi marinho, além de sua biologia e ecologia. Segundo a pesquisadora, Katherine Fiedler Choi que é doutoranda em Ciências Marinhas Tropicais na Universidade Federal do Ceará, pretende-se consolidar os estudos e pesquisas de dinâmica populacional do peixe-boi marinho, com ênfase em estimativa de abundância, densidade e tendências populacionais.

- Estamos promovendo estudos sobre comportamento, determinação de área e uso de hábitat do peixe-boi marinho com ênfase em alimentação e reprodução nas principais áreas de ocorrência. Isso vai permitir definir as áreas prioritárias para conservação do peixe-boi marinho, além de avaliar e divulgar os impactos das atividades de carcinocultura e salinas sobre o animal - explicou a bióloga marinha.

Os biólgos ficaram bastante animados durante a execução do trabalho, pois conseguiram flagrar em determinados momentos a presença de mais de 20 exemplares da espécie em pontos distintos que é atualmente o mamífero aquático mais ameçado de extinção no Brasil, destes foram avistados, inclusive, fêmeas acompanhadas por seus filhotes. - Essa quantidade nunca foi avistada por aqui. O peixe-boi é um animal de hábito solitário e a formação de grupos acontece em período reprodutivo da espécie - comemora o executor do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA)/Ibama, Heleno Francisco dos Santos .

Segundo os pesquisadores, a estimativa populacional do peixe-boi é de menos de 500 indivíduos no Brasil, sendo extinto nos estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe. O estuário dos rios Timonha e Ubatuba abriga uma população de peixes-boi marinhos ainda pouco estudada. O uso do sonar de varredura lateral de alta definição, que possui GPS acoplado, permite determinar as áreas de ocorrência de peixes-boi marinhos e possivelmente o número de animais que habita o estuário, respondendo às questões sobre estimativa de abundância, densidade e área de vida.

- Os resultados obtidos neste trabalho também subsidiarão a elaboração do plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre do Peixe-boi Marinho que se encontra em processo de criação na região e do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, além de ajudarem na identificação de áreas de Proteção Integral dentro da APA - revela Katherine Choi.

Fonte: proparnaiba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: