Saúde

População da Santa Maria da Codipi recebe orientação sobre planejamento familiar

A ação contará com realização de citologia, teste rápido para HIV e Sífilis.

Sábado - 26/11/2016 às 09:11



A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi será palco de atividade voltada à promoção e prevenção em saúde da comunidade local no sábado, 26 de novembro, a partir das 8h. A ação contará com realização de citologia, teste rápido para HIV e Sífilis e palestra sobre planejamento familiar, abordando formas de laqueadura e vasectomia.

Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. “Toda mulher em idade fértil (de 10 a 49 anos de idade) tem acesso aos anticoncepcionais nas Unidades Básicas de Saúde, mas em muitos casos precisa comparecer a uma consulta prévia com profissionais de saúde. A escolha da metodologia mais adequada deverá ser feita pela paciente, após entender os prós e contras de cada um dos métodos”, explica Darliana Mendes, coordenadora da UBS da Santa Maria da Codipi.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os programas de planejamento familiar foram responsáveis pela diminuição de um terço da fecundidade mundial, entre os anos de 1972 e 1994. No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007, ela inclui oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: