Pontos de Cultura renovam termo e garantem continuidade dos projetos

A assinatura refere-se ao convênio 363/2007, onde o termo convênio deve ser alterado para Termo de Compromisso Cultural, ou TCC


Reunião de trabalho

Reunião de trabalho Foto: Ascom

Representantes e presidentes das 80 associações da Rede de Pontos de Cultura no Piauí se reuniram nesta quinta-feira (19), para assinatura do termo aditivo da Lei Cultura Viva, que garante a continuidade dos projetos e simplifica a prestação de contas para os pontos de cultura. O encontro foi organizado pela Secretaria Estadual de Cultura - Secult e acontece na Obra Kolping do Piauí, no bairro Dirceu II, em Teresina. 

Reunião de trabalhoReunião de trabalhoFoto: Ascom

A assinatura refere-se ao convênio 363/2007, onde o termo convênio deve ser alterado para Termo de Compromisso Cultural, ou TCC. Essa medida está sendo tomada a nível nacional e o documento será enviado ao Ministério da Cultura – MINC.

“Nós trabalhamos fortemente para retomar esse projeto, para que a gente possa liberar as parcelas restantes que existem dos recursos. Com isso, esperamos que esses 80 municípios possam continuar promovendo cultura e desenvolvendo oficinas e outras atividades”, conta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Reunião de trabalhoReunião de trabalhoFoto: Ascom

No Piauí, a medida abrange as entidades proponentes de Pontos de Cultura por todo o Estado, que trabalham em diversas áreas como dança, música e artesanato. Além de abranger também comunidades quilombolas.

“Esse projeto deu visibilidade às manifestações culturais existentes nos nossos quilombos. Nossas ações eram vivenciadas dentro da própria comunidade. Hoje, a partir dos pontos de cultura nós podemos divulgar isso a nível nacional”, explica o presidente do Ponto de Cultura Cumbuca de Quilombo, Marcos Vinícius Ferreira.

Criada em 2014, a Política Nacional de Cultura Viva visa garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural a partir do Ministério da Cultura, em parceria com governos estaduais e municipais e por outras instituições, como escolas e universidades.

Fonte: Secult

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: