Política

ALEPI

Warton Lacerda critica a volta das coligações partidárias nas eleições de 2022

O parlamentar argumentou que os vereadores, nas eleições de 2020, serviram de "cobaia" para os deputados federais e senadores saberem se a proposta aprovada em 2017 seria boa

Da Redação

Quinta - 12/08/2021 às 15:23



Foto: Divulgação Warton Lacerda
Warton Lacerda

A volta das coligações partidárias, aprovada ontem (11) na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi duramente criticada pelo deputado estadual Warton Lacerda (PT), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na sessão desta quinta-feira (12). Para o parlamentar petista, o Congresso Nacional está legislando em causa própria ao desfizer a reforma política de 2017 para se beneficiar nas eleições de 2022.

O parlamentar argumentou que os vereadores, nas eleições de 2020, serviram de "cobaia" para os deputados federais e senadores saberem se a proposta aprovada em 2017 seria boa.

“Sinceramente falando, e aqui vai um desabafo, olha a esculhambação que é esse Congresso Nacional. Eles votaram uma reforma política em 2017 para não valer em 2018, ou seja, para não atingi-los, mas atingiu os vereadores em 2020. Usaram os vereadores de cobaia. Chega em 2021 e eles aprovam uma reforma política desfazendo o que eles fizeram em 2017, porque viram que não iria atendê-los”, criticou o orador.

Warton Lacerda questionou como é possível haver um país digno, sem corrupção, se os próprios congressistas aprovam projetos em benefício próprio. “É para se perpetuarem no poder, para massacrar as minorias, para que o filho do pobre não possa chegar a uma casa legislativa ou a uma Câmara Federal”, condenou.

O deputado destacou que a população deve ficar atenta sobre as questões políticas e que em 2022 observe bem para votar certo. “Espero o bom senso dos eleitores. Que analisem os deputados e senadores que serão votados em 2022 e digam não a esse tipo de barganha”.

Teresina sem transporte coletivo - Warton Lacerda (PT) lamentou a situação do transporte coletivo da cidade de Teresina. Para o parlamentar, o atual sistema de transporte público da capital do Piauí não atende às necessidades da população. “O que estão fazendo com o povo em relação ao transporte é desumano. Teresina está andando de Uber e de moto. Acabaram com o transporte público da capital. Antes podia até ser ruim, mas funcionava. Foi feito um investimento milionário no sistema de integração e o que vemos hoje são os terminais sendo apedrejados e o dinheiro público jogado fora”.

Ainda durante o discurso, Warton Lacerda criticou a gestão da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT). “Estamos em uma capital com quase 1 milhão de habitantes. Se você vai a capitais como São Luís, Fortaleza e Recife, você vê desenvolvimento. Teresina apenas há cerca de 10 anos começou a pensar em mobilidade urbana. Mesmo assim, ainda havia uma gestão que cuidava e fazia a capital funcionar. Era uma gestão que cuidava da cidade, que tinha pulso e pensava. Infelizmente, nas confusas eleições de 2020, se colocaram gestores em Teresina e em outras cidades, sem a mínima capacidade de administrar. Com cerca de sete meses de gestão o povo já está sofrendo”, afirmou.

Na ocasião, Warton pediu aos cidadãos que reflitam antes de escolher os candidatos para as próximas eleições. “Vamos pensar no futuro e numa Teresina melhor. Espero que a população repense na hora de votar, pois está em jogo a vida de um povo”.

O parlamentar estendeu as críticas sobre gestão municipal à cidade de Altos. “O povo fez uma troca e também está arrependido com apenas sete meses de gestão. A cidade está abandonada, mas acredito que dias melhores virão. Ano que vem tem eleição para presidente, governador, deputado estadual, deputado federal e senador. Vamos sair dessa zona de conforto. A melhor forma de mudar a realidade é através do voto”, reforçou Warton Lacerda.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: