Política

REFORMA ADMINISTRATIVA

Vereadores de oposição criticam proposta de criação de novas SAADs em Teresina

Dr. Pessoa declarou que vai enviar projeto criando duas novas SAADs por desmembramento das atuais

Da Redação

Terça - 04/04/2023 às 09:43



Foto: Ascom Vereador Aluisio Sampaio
Vereador Aluisio Sampaio

Vereadores de oposição ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) se manifestaram na sessão da Câmara de Teresina desta terça-feira (4) criticando o projeto anunciado pela prefeitura de criação de duas novas SAADs por desmembramento das SAADs Sul e Sudeste. De acordo com o prefeito, a ideia é otimizar a prestação dos serviços para as duas zonas, que tem uma grande extensão territorial.

O vereador Edson Melo (PSDB), em discurso no plenário, demonstrou preocupação com a criação das estruturas administrativas. Ele pontuou que é preciso organizar a parte burocrática das SAADs e pontuou que a prefeitura tem tido dificuldade em fazer com que os recursos chegue à população.

“Aquilo você monta uma estrutura administrativa, tem quatro ou cinco gerências, você tem que alugar um prédio para se instalar, uma estrutura de fiscalização, uma estrutura da própria burocracia para um funcionamento lá em cada uma das SAADs. Então me pergunto, na situação que a prefeitura está hoje, com deficiências no recurso chegar na ponta, desde para obras como outras áreas, como educação, saúde, (...) e você vai colocar recurso na atividade meio sem que chegue lá na ponta para a população?”, declarou Edson Melo.

O vereador Aluiso Sampaio (Progressistas) disse que acredita que a administração precisa melhorar sua eficiência, e não deveria pensar em criar novos cargos no primeiro escalão do secretariado.

“É o momento de contenção de despesas, Teresina perde arrecadação, e não tem sentido nenhum criar despesas, criando novas pastas, sem que a administração melhore sua eficiência. A população precisa de mais serviços e de menos secretários”, disse o vereador.

Já a vereadora Graça Amorim (Progressistas), que tomou posse nesta segunda-feira (3) e faz parte da base do prefeito, disse que a intenção é uma melhoria na otimização dos serviços prestados pela prefeitura, mas que não vai haver criação de novos gastos.

“Com a separação dessas SAADs, o orçamento destinado àquela SAAD será dividido com aquela nova criação, então não há recursos novos. (...)Penso eu que a intenção do prefeito é essa, otimizar e realizar a otimização de serviços demandados pelas comunidades”, declarou Graça Amorim.

 

PROJETO DE DIVISÃO DAS SAADS

De acordo com o secretário de governo Michel Saldanha, o projeto consistirá em uma reforma administrativa mais ampla, com mudanças, inclusive, nos setores de licitação da FMS, além das criações das novas SAADs. Segundo ele, a proposta ainda não foi enviada à casa legislativa por estar sendo feito um melhor arranjo jurídico para que conte com o apoio dos vereadores. A proposta deve chegar à Câmara na semana que vem.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: