Política

TRE-PI fará esforço concentrado para julgar impugnações

Tribunal tem até 17 de setembro para julgar todos os pedidos

Sexta - 31/08/2018 às 19:08



Foto: TRE-PI Sessão do TRE-PI
Sessão do TRE-PI

Ao assumir o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o desembargador Sebastião Ribeiro Martins anunciou um "esforço concentrado" da Corte para o julgar os vários pedidos de impugnação de registros de candidaturas dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Eleitoral, que é 17 de setembro.

“Devemos analisar todos os pedidos de registro de candidatura. Esse ano tem a novidade porque cada relator pode também julgar monocraticamente defiri ou não o registro do candidato. Mas os casos de impugnação ou algum pedido de registro que requer uma análise maior, o relator trará para a Corte decidir de defere ou não o pedido de registro”, adiantou o desembargador.

Sobre o início, nesta sexta-feira 931), da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, Sebastião Martins lembrou que já houve várias recomendações do TRE-PI para partidos, coligações e candidatos.

“A legislação eleitoral é bastante clara. Nas eleições passadas, houve muita reclamação de propaganda antecipada. Hoje, começa a propaganda eleitoral no rádio e TV. Este ano diminuiu bastante porque a nova lei eleitoral só considera propaganda antecipada quando há o pedido explícito de voto. A comissão de propaganda tem três juízes e julgam monocraticamente”, explicou Martins.

O presidente do TRE-PI entende que é bom estabelecer a diferença entre impugnação e  indeferimento.  Qualquer partido político, o procurador-eleitoral pode impugnar, mas impugnar não significa indeferir. A impugnação é um meio de não obter o registro. Mas quem vai deferir o registro é a Corte Eleitoral”, disse.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: