Política

STF

Relator do STF vota contra prisão prisão em 2ª instância e Lula pode ser solto

O julgamento sobre a prisão de condenados na segunda instância poderá libertar o ex-presidente Lula, preso político desde abril de 2018

Da Redação

Quarta - 23/10/2019 às 12:40



Foto: Ricardo Stuckert Luís Inácio Lula da Silva
Luís Inácio Lula da Silva

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (23) para que seja alterado o entendimento da Corte e derrubada a possibilidade de prisões de condenados em segunda instância. Em seu voto, o ministro também determina a soltura de presos, exceto aqueles que possam ser alvo de prisão preventiva, como presos perigosos ou que representem risco à sociedade.

Depois de Marco Aurélio será a vez dos demais integrantes do Supremo votarem, começando pelo mais recente (Alexandre de Moraes) até o mais antigo (Celso de Mello). O presidente da Corte, Dias Toffoli, é o último a se manifestar.  Se houver pedido de vista (mais tempo para analisar o caso), o julgamento será adiado. 

O julgamento pode beneficiar quase 5 mil detentos em todo o país, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde abril de 2018.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: