Política

RECONHECIMENTO

Rejane Dias é premiada por atuação pela inclusão e valorização de PCDs

Rejane Dias foi a idealizadora do Centro Integrado de Reabilitação, o CEIR, que é referencia no acolhimento e tratamento de pessoas com deficiência

Da Redação

Sábado - 02/12/2023 às 15:36



Foto: Divulgação Wellington Dias, Rejane Dias e Jadyel Alencar
Wellington Dias, Rejane Dias e Jadyel Alencar

A Câmara Federal entregou, nesta semana, o Prêmio Brasil Mais Inclusão 2023, que homenageia empresas, entes federativos, entidades e personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência (PCD). Do Piauí, foram homenageados nesta edição a Associação Reabilitar e a Conselheira do Tribunal de Contas do Piauí e ex-deputada federal, Rejane Dias, que receberam o prêmio na categoria Darci Barbosa.

Rejane Dias foi a idealizadora do Centro Integrado de Reabilitação, o CEIR, que é referencia no acolhimento e tratamento de pessoas com deficiência. Enquanto Deputada Federal, foi autora de diversas leis e projetos voltados à valorização e defesa das pessoas com deficiência. Presidiu a Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara, tendo destaque nacional com a criação da Carteirinha Nacional de Identificação do Autista, através da Lei Romeo Mion.

No Piauí, Rejane chegou a ocupar os cargos de secretária nas Secretarias Estaduais de Educação, de Assistência Social e de Inclusão da Pessoa com Deficiência, além de ajudar a consolidar a rede de reabilitação do Estado. 

Rejane Dias é co-autora do Projeto que originou a Lei Federal nº 14.717/2023 (PL 976/22), sancionada no início de novembro e que institui pensão especial às crianças e adolescentes, menores de 18 anos, filhos de mães vítimas de feminicídio. 

Ela também é idealizadora do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que conta com um investimento de R$ 5 Milhões de emenda da ex-deputada e contrapartida do Governo do Estado, e que está em fase de implantação na capital Teresina. O Centro funcionará onde antes funcionava a Maternidade Evangelina Rosa (em frente ao CEIR) e contará com estrutura e equipe disciplinar para um atendimento mais direcionado e humanizado. 

“O legado de Rejane Dias no Congresso Nacional é histórico, com projetos importantes que já são leis ou que ainda estão na Casa, tramitando para serem. Não por acaso ela foi escolhida pelos demais parlamentares para receber esse prêmio hoje, tendo grande aceitação e repercussão”, destacou o Deputado Federal Jadyel Alencar, quem indicou o nome de Rejane Dias ao Prêmio. 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da solenidade e exaltou a importância do trabalho dos premiados de 2023. “A inclusão é algo que está perto de todos nós, no dia a dia, e pelas mãos de pessoas extraordinárias, profissionais dedicados”, exaltou. 

Atualmente, Rejane Dias é membro titular da Corte de Contas do Piauí, onde também ocupa a função de corregedora-geral e compõe o Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa, que engloba os Tribunais de Contas de todo o Brasil.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: