Política

TRANSFERÊNCIA DE CARGO

Regina Sousa assume Governo do Piauí no dia 31 de março; 1ª mulher a comandar o estado

A cerimônia de transferência de cargo será realizada no Palácio de Karnak

Da Redação

Segunda - 28/03/2022 às 11:32



Foto: Gabriel Paulino Regina Sousa
Regina Sousa

A cerimônia de transmissão de cargo do governador Wellington Dias para a vice-governadora Regina Sousa, ambos do PT, irá acontecer na manhã de quinta-feira (31), no Palácio de Karnak, no Centro de Teresina. A solenidade está marcada para às 10h30. Regina Sousa será a primeira mulher a governar o Piauí. 

Wellington Dias deixa o Governo do Estado para disputar o Senado Federal nas eleições de 2022. Antes da cerimônia de transmissão de posse, será realizada uma sessão solene às 9h30 na Assembleia Legislativa do Piauí.

  Mulher, negra e de origem humilde, Regina Sousa foi eleita em 2018 como a terceira melhor senadora do ano pelo Prêmio Congresso em Foco. A vice-governadora declarou estar feliz com o fato histórico e que está preparada para assumir o Governo do Estado.

Biografia

Maria Regina Sousa, 71 anos, nasceu na cidade de União e é filha de Raimundo Sousa Miranda e Maria da Conceição Silva Miranda, camponeses sem terras. É a quinta de 14 filhos. Durante a infância, ajudou os pais na roça e foi quebradeira de coco.

Tornou-se professora primária em 1971, após concluir o ginásio em Parnaíba, no litoral piauiense. Desejando alcançar o ensino superior, mudou-se para a capital Teresina, sendo aprovada para o curso de Letras na Universidade Federal do Piauí, com habilitação em língua portuguesa e língua francesa. Durante seus estudos universitários, participou do movimento estudantil em plena ditadura militar, dando início ao seu processo de consciência política, atuando nos movimentos sociais.

É fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, da qual já foi presidente estadual e membro da direção nacional. Foi a primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí. Em 2018, foi eleita vice-governadora do Estado do Piauí ao lado de Wellington Dias. 

Tornou-se presidenta do PT do Piauí , o qual presidiu por seis mandatos alternados, e coordenou as campanhas vitoriosas de Lula e Wellington Dias, em cujo governo tornou-se secretária de Administração  exercendo o cargo nos dois mandatos de Wellington à frente do Executivo Estadual. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: