Política

EM BRASÍLIA

Rafael Fonteles participa de reunião com Lula sobre sobre segurança nas escolas

A reunião visa prevenir e enfrentar os ataques nas escolas com foco no combate ao discurso de ódio

Da Redação

Terça - 18/04/2023 às 11:18



Foto: Roberto Araújo Governador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi para Brasília nesta terça-feira (18) para participar da reunião com o presidente Lula (PT) sobre a segurança nas escolas. O objetivo da reunião é adotar novas medidas emergenciais para prevenir e enfrentar a violência nas escolas com foco no combate ao discurso de ódio e ao extremismo. 

"Bom dia, meu Piauí. Cheguei a Brasília onde, daqui a pouco, me reunirei com o presidente Lula e  demais governadores para tratarmos de políticas de segurança no ambiente escolar. Vamos unir esforços e fazer uma pactuação entre os entes federativos para que as nossas escolas sejam espaços seguros e que promovam a cultura de paz. Por aqui, também cumprirei outras agendas tratando de temas de interesse do Piauí", postou o governador nas redes sociais.


Para a reunião com o presidente Lula, participam o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros de governo, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, lideranças do governo no Congresso, a presidenta do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber e o Procurador-Geral da República Augusto Aras. Também foram convidados governadores e entidades que representam prefeitos.

Algumas medidas já foram tomadas anteriormente. O Ministério da Justiça liberou R$ 150 milhões para ações de segurança escolar, como as rondas policiais. A pasta também publicou uma portaria que responsabiliza as plataformas digitais pela circulação de conteúdos com apologia à violência nas escolas. 

Já um decreto do presidente Lula criou o Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo Ministério da Educação. O grupo, que já se reuniu duas vezes, tem 90 dias para levantar políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas instituições de ensino. 

 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: