Política

REDUÇÃO NA VIOLÊNCIA

Número de homicídios dolosos teve redução de 12% no Piauí, diz governador

Segundo dados divulgados, a região metropolitana de Teresina registrou queda de 51,85% no número de homicídios

Arthur Amorim / Estagiário sob supervisão

Terça - 30/01/2024 às 10:59



Foto: Divulgação Rafael Fonteles
Rafael Fonteles

O governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, apresentaram nessa segunda-feira (29) a análise dos dados estaduais de Segurança Pública do ano de 2023, durante o programa Piauí Cast.

De acordo com os dados apresentados no programa, houve uma redução em cerca de 12% no número de homicídios dolosos em relação ao ano de 2022 no Piauí. Ainda conforme o levantamento, Teresina teria contabilizado uma queda de aproximadamente 20% no mesmo índice, somada aos dados dos municípios próximos, a redução na área é de quase 52%.

Para o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a integração das Forças de Segurança, a gestão e as ações sociais promovidas no último ano impulsionaram a redução dos crimes no estado. 

“Implementamos esses eixos através de três Superintendências que foram para campo fazer diversas ações que possibilitaram os resultados positivos que estamos apresentando para a população do Piauí”, destacou o secretário.

Na ocasião, Rafael Fonteles destacou o aumento registrado em 2023 do número de inquéritos instaurados, mandados de prisão cumpridos, prisões em flagrante, procedimentos instaurados, buscas e apreensões.

“A violência no Brasil está muito associada ao crime de tráfico de drogas, em 2023 tivemos um aumento significativo do número de apreensões de entorpecentes no Piauí. Isso acaba refletindo na redução das Mortes Violentas Intencionais”, frisou o governador.

 Chico Lucas afirma ainda que, em 2024, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) irá intensificar as políticas públicas e continuará mapeando as pessoas envolvidas com atividades criminosas, com a objetivo de identificar potenciais vítimas e deter autores de violência.

Confira dados reunidos pelo levantamento:

Fotos: Divulgação / Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: