Política

SUSTENTABILIDADE

Rafael assina acordo na Alemanha para impulsionar energias renováveis no Piauí

O acordo tem como objetivo impulsionar estudos e pesquisas no campo do hidrogênio verde

Da Redação

Segunda - 12/06/2023 às 11:28



Foto: Divulgação Rafael Fonteles assina Memorando de Entendimento
Rafael Fonteles assina Memorando de Entendimento

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, após uma visita oficial à Espanha, chegou a Berlim, na Alemanha, no último domingo (11), onde assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a FEV Europe, renomada empresa alemã especializada em pesquisas na área de energias renováveis e transição energética.

O acordo firmado entre o governador e a FEV Europe tem como objetivo impulsionar estudos e pesquisas no campo do hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro, e explorar o grande potencial de produção do estado do Piauí nessa área. Além disso, Rafael Fonteles também está em contato com investidores internacionais interessados em realizar investimentos no Piauí.

Em suas redes sociais, o governador expressou o desejo de promover pesquisas no uso do hidrogênio verde como matriz energética e avançar com os investidores internacionais que desejam estabelecer plantas industriais no estado. A FEV Europe possui expertise no desenvolvimento de tecnologias que transformam lixo em larga escala em hidrogênio verde, podendo ser proveniente de resíduos sólidos ou da filtragem da água.

Ao desembarcar na Alemanha, Rafael Fonteles e sua comitiva foram recebidos pelo embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe e pela diplomata Cecília Ishitani. Durante o encontro, o governador reforçou o compromisso de estreitar as relações entre o Piauí e a Alemanha, principalmente no que diz respeito a projetos relacionados às energias limpas.

Durante as discussões, Rafael Fonteles destacou os esforços do estado em buscar apoio e parcerias para viabilizar projetos no campo do hidrogênio verde. Ele ressaltou que o Piauí possui condições favoráveis, como abundância de sol, vento e água, que o tornam um dos melhores candidatos a se tornar um dos principais produtores desse combustível nas Américas.

O embaixador Roberto Jaguaribe expressou sua satisfação em receber a delegação do Piauí e elogiou o governador pelo seu entusiasmo e ideias inovadoras. Ele ressaltou que o Piauí possui muito a oferecer, especialmente devido à sua localização favorável, o que permite exportar sustentabilidade para o mundo todo, seja por meio da mineração, energia, alimentos ou outras áreas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: