Política

MINISTÉRIOS

"Tem ministros que não são trocáveis", diz Lula sobre Nísia Trindade

Além da Saúde, outros ministérios estão no alvo do Centrão

Da Redação

Sexta - 14/07/2023 às 18:15



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Lula
Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre a permanência de Nísia Trindade no Ministério da Saúde. Ele afirmou, nesta sexta-feira, 14, "tem ministros que não são trocáveis". A declaração aconteceu no Palácio do Planalto, na cerimônia de sanção da lei que retomou o programa Mais Médicos.

Lula confirmou que a ministra fica no cargo. A polêmica sobre permanência de Nísia no ministério começou quando foi ventilado que partidos do Centrão têm interesse em assumir a pasta, em troca da ampliação da base do governo no Congresso.

"Disse para Nísia publicamente: 'Tem ministros que não são trocáveis'. Tem pessoas e tem funções que são uma coisa da escolha pessoal do presidente. Eu disse, publicamente, ela é ministra do Brasil, ela é minha ministra. E, portanto, ela tem uma função a cumprir. sabe que única perspectiva de sair é se não cumprir a função correta dela. isso vale para mim, para todo mundo", afirmou o presidente.

Lula também ironizou especulações de que fará novas substituições no primeiro escalão do governo. Nesta quinta-feira (13), o Palácio do Planalto confirmou que Celso Sabino será nomeado ministro do Turismo no lugar de Daniela Carneiro.

"Estamos em período de entressafra. O Congresso está em férias, e todo dia leio nos jornais a troca de ministros. Eu já troquei todo mundo, só falta eu mesmo me trocar", disse.
Nos bastidores, partidos do Centrão têm reivindicado mais espaço na Esplanada dos Ministérios.

O Ministério do Desenvolvimento Social, que cuida do programa Bolsa Família e é chefiado por Wellington Dias, é um dos alvos de desejo do grupo de partidos. O presidente também já afirmou que Wellington continua no cargo.

Os comandos do Ministério do Esporte, que hoje está com Ana Moser, da Caixa Econômica Federal e dos Correios também são disputados.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: