Política

HIDROGÊNIO VERDE

Produção de hidrogênio verde no Piauí é uma oportunidade para o Brasil

A afirmação é do deputado federal Merlong Solano, que comemorou o investimento de 2 bilhões da União Europeia

Da Redação

Sexta - 24/11/2023 às 11:48



Foto: Divulgação Deputado Merlong Solano
Deputado Merlong Solano

Em seu discurso na Câmara, o deputado Merlong Solano (PT-PI) destacou a visita do governador Rafael Fonteles (PT) à Europa em busca de investimentos em energias renováveis para o Piauí e comemorou o investimento de 2 bilhões por parte da União Europeia. Para Merlong, a produção de hidrogênio verde no Piauí é uma oportunidade para o Brasil.

 O deputado parabenizou o governador do Piauí e o Governo Lula pela entrada na produção da energia limpa do hidrogênio verde do Estado. O investimento vai possibilitar a criação de uma unidade produtora de hidrogênio verde com capacidade de 10 gigawatts de energia. 

" A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou o investimento de 2 bilhões de euros para um grande projeto de produção de hidrogênio verde no nosso Estado. Nos faltava um porto, mas vamos concluir o primeiro terminal agora em dezembro e o segundo já incorporado nesse projeto de hidrogênio verde no qual a União Europeia já manifestou compromisso", disse o deputado.

O governador Rafael Fonteles assinou, na Bélgica, três memorandos de entendimento (MoU) que trarão desenvolvimento para o estado. Dois tratam sobre hidrogênio verde e um sobre usinas hidrelétricas e navegação no Rio Parnaíba.

"Nosso Estado será um marco para um novo tempo na produção de hidrogênio limpo, e ainda no enfrentamento da crise climática. Faremos parte dessa transição da matriz energética, e exportar o esse hidrogênio para o mundo. Já temos todas as condições naturais e, agora, a garantia de investimentos. Expliquei no plenário da Câmara como o Piauí já está apto para essa nova era.  

Parabéns ao Piauí, ao nosso Governador Rafael Fonteles e ao Governo Lula por essa entrada na produção da energia limpa do hidrogênio verde.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: