Política

TERESINA

Guardas, professores e jornalistas serão incluídos no grupo prioritário para vacinação

Segundo o prefeito, o objetivo é imunizar toda a população teresinenses mas, diante da escassez de vacinas disponibilizadas neste momento

Da Redação

Segunda - 05/04/2021 às 11:01



Foto: Divulgação Vacinação contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Teresina vai incluir agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), professores e jornalistas no grupo prioritário de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). A medida foi anunciada nesta segunda-feira (5) pelo prefeito Dr. Pessoa.

Segundo o prefeito, o objetivo é imunizar toda a população teresinenses mas, diante da escassez de vacinas disponibilizadas neste momento, é importante priorizar as categorias que seguem desenvolvendo suas atividades e, consequentemente, mais expostas ao vírus.

“Tive um fim de semana de reflexão. Estamos preparando um decreto que estabelece que guardas municipais serão vacinados com prioridade, professores serão vacinados com prioridade e jornalistas serão vacinados com prioridade”, declarou Dr. Pessoa. O cronograma de vacinação destes profissionais ainda será definido e anunciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que tem coordenado a campanha de imunização na capital.

VACINAÇÃO É AMPLIADA EM TERESINA

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está dando continuidade à vacinação contra a Covid-19 em Teresina com a adição de um novo grupo: os trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas. A estratégia de vacinação está sendo definida hoje (05) junto às instituições para iniciar imediatamente.
 
Na tarde de hoje (05) será feita a vacinação dos integrantes das forças armadas, dando prioridade aos militares da linha de frente, que lidam diretamente com as ruas. Além disso, serão vacinados hoje (05) 30 indígenas da etnia Guajajara, na comunidade Ukai em Teresina.

De acordo com o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), o lote recebido neste fim de semana deverá ser reservado para a segunda dose dos idosos de 70 a 79 anos e dos profissionais de saúde de acordo com a data de recebimento da primeira dose. “Não foi possível incluir um novo grupo de idosos porque recebemos apenas 337 doses para o público de 60 a 67 anos, estimado em 46.200 pessoas. Por isso, vamos direcionar as vacinas para os acamados desta faixa etária”, diz o presidente da FMS.

Assim, na próxima sexta-feira (09), será administrada a segunda dose para os idosos de 79 e 80 anos de idade. “Seguiremos o mesmo formato de drive thru já adotado nas etapas anteriores, sendo o grupo de 80 anos pela manhã e 79 pela tarde”, diz o gestor. Até essa data, as equipes de saúde estão sendo direcionadas para reforçar a vacinação dos acamados, e assim adiantar o cronograma para este público.

VEJA MAIS:

Jovens chegam em estado grave após terem tomado o 'Kit Covid do governo', diz médico

Piauí e mais oito estados pedem à Anvisa importação de Sputnik V

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: