Política

PPA 2024-2027

PPA vai permitir obras e incluir multimodal que vai ligar Piauí de Norte a Sul

O Piauí recebeu plenária do Plano Plurianual Participativo, que contou com a presença de ministros

Da Redação

Sábado - 27/05/2023 às 09:28



Foto: Divulgação Márcio Macedo e Simone Tabet participam de plenária do PPA no Piauí
Márcio Macedo e Simone Tabet participam de plenária do PPA no Piauí

O Piauí recebeu, nessa sexta-feira (26), a sétima plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027, promovido pelo Governo Federal. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tabet, o ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT) e secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participaram do evento. 

O governador Rafael Fonteles também participou da plenária e comemorou que o PPA vai permitir obras hídricas, rodovias e um multimodal, que vai ligar o Sul do Piauí, com forte produção de grãos, até o litoral, onde está sendo implantado o Porto de Luís Correia.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, são 28 programas agrupados pelo Governo Federal que deverão ser trabalhados em plenária. 

“As condições para trabalhar o social são fundamentais. Estamos em fase de decidir o plano para vários anos. O que estamos fazendo em vários estados é mostrar, do ponto de vista regional, quais são as prioridades. Os recursos assegurados para o social precisam de uma integração. Quem vive em extrema pobreza e recebe o Bolsa Família não precisa apenas dessa renda. Assim, vamos atender quem mais precisa. E até 2026 vamos diminuir a pobreza e a e extrema pobreza no Piauí e no Brasil”, disse.

Já a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que os encaminhamentos da plenária vão construir o PPA, que será apresentado ao Congresso Nacional, no dia 31 de agosto.

 “Hoje estamos cumprindo a determinação do presidente Lula. Ele pediu duas coisas para mim. A primeira que eu cuidasse do orçamento do Brasil. A segunda era a participação do povo. Quem vai dizer as prioridades é o povo. Então, vamos percorrer o Brasil para ouvir a sociedade. A única pergunta de hoje é: que Brasil e Piauí vocês querem para os próximos quatro anos?”, ressaltou a ministra.

O Secretário-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, citou, em sua fala, o poeta piauiense Torquato Neto ao dizer que, no Piauí: “só quero saber o que pode dar certo”.

 “Estamos na terra de uma escrava chamada Esperança. Esperança Garcia! A primeira mulher advogada do Brasil, que escreveu uma carta, uma petição. Essa é a cara da gente piauiense. E o planejando do Brasil tem que ter a cara do povo brasileiro. Nós estamos escrevendo, governo e povo, um novo capítulo histórico do Brasil”, afirmou.

Para garantir a participação do povo, os movimentos sociais tiveram destaque durante a plenária. Mãe Joelfa de Xangô, da Casa de Umbanda São Jerônimo (Quilombo do Pai Zé Pretinho – Teresina), ressaltou que a população de raízes afrodescendentes deve ser inclusa no orçamento. “Nossa participação é no sentido de reduzir as desigualdades sociais e o racismo, que ainda está presente de forma institucional. Além disso, queremos mais respeito ao povo de terreiro. Juntos somos maioria e não uma minoria”, relatou.

A plenária no Piauí contou com ampla participação popular. Ao todo, mais de 85 mil pessoas participam, através da internet, em nível nacional, da construção do PPA.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: