Política

REDISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Piauí pode perder duas vagas de deputado federal; entenda

O STF aprovou a redistribuição de vagas de deputados em todo o país

Da Redação

Domingo - 27/08/2023 às 17:28



Foto: Plablo Valadares/AC Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na sexta-feira (25) para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do atual números de cadeiras de deputados de cada estado. A nova distribuição de vagas será feita com base na população atual de cada estado e o cálculo será realizado com base no Censo 2022. Com isso, o Piauí pode perder duas cadeiras. 

Se a Câmara não fizer o recálculo até 2025, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura de 2027.

Com a aprovação, o Piauí pode perder até dois deputados federais. De acordo com os dados do IBGE, a população do Piauí é de  3.269.200 milhões. Para manter a sua bancada atual, o estado precisaria atingir o total de 3.7 milhões de habitantes. 

 Os estados mais beneficiados serão Santa Catarina e Pará, que ganharão quatro deputados, ainda segundo a estimativa. Já o Rio de Janeiro perderia quatro vagas.

O número de vagas por estado na Câmara dos Deputados foi atualizado pela última vez em 1993. O número de cadeiras precisa ser proporcional ao tamanho da população, mas cada estado precisa ter no mínimo oito parlamentares e no máximo 70.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: