Política

HISTÓRIA

Piauí comemora 201 da Batalha do Jenipapo; Rafael destaca bravura dos piauienses

Governador Rafael Fonteles envia mensagens destacando a bravura dos heróis piauienses que lutaram em Campo Maior

Por Luiz Brandão

Quarta - 13/03/2024 às 11:25



Foto: Matheus Santos Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT)
Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT)

O Piauí comemora neste 13 de março, 201 anos da Batalha do Jenipapo, uma luta sangrenta entre homens simples e tropas portuguesas que colonizaram Brasil. Os bravos piauienses que estiveram luta pela independência do Piauí deram uma contribuição decisiva para a unidade do território nacional.

Para marcar a data, todos os anos p governo do estado promove uma solenidade no monumento dedicado ao Heróis do Jenipapo, no município de Campo Maior. Neste ano, o evento foi comandado pelo vice-governador Themístocles Filho, no exercício do cargo de governador,  porque o titular, Rafael Fonteles está em viagem à Índia.

Mas o governador Rafael Fonteles não deixou a data passar em branco. Na Índia, publicou mensagem em suas redes sociais lembrando a batalha e a bravura dos piauienses que lutaram pela independência do Piauí e do Brasil. 

A seguir a mensagem do governador 

"Neste 13 de março, celebramos a coragem e a bravura daqueles que, há 201 anos, lutaram na Batalha do Jenipapo pela independência do Piauí e deram uma contribuição decisiva para a unidade do território nacional. Eles nos inspiram até hoje a enfrentar as batalhas que ainda nos separam de um Estado melhor para todos nós.

Daqui da Índia, parabenizamos todos os piauienses por esta data tão importante para nós. Longe da nossa terra, carregamos o Piauí no peito, mostrando ao mundo nossas riquezas. E, enquanto for necessário, vamos continuar atravessando oceanos para buscar mais oportunidades para nosso povo", disse o governador do Piauí. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: