Política

G20

Ministro Wellington Dias busca recursos para Aliança de combate a fome e pobreza

O objetivo é erradicar a fome e pobreza extrema no país

Da Redação

Quarta - 21/02/2024 às 17:25



Foto: Ministro Wellington Dias
Ministro Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias abriu, nesta quarta-feira (21), em Brasília, a primeira reunião da Força Tarefa para o estabelecimento de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O objetivo é criar um mecanismos que possa mobilizar recursos financeiros e conhecimento de países desenvolvidos e canalizá-los para regiões e países mais vulneráveis. Com essa união, também seria viável apoiar a implementação e a ampliação da escala de ações, políticas e programas no nível nacional.

O projeto foi iniciado ano passado, quando o Brasil assumiu a direção do G20 em  Nova Delhi, na Índia. A partir dessa união, seriam apresentados uma série de políticas públicas já existentes em outros países para que outras nações possam adaptar e implementar.

"Queremos evitar a duplicação de esforços e posicionar a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza como um mecanismo que dará o impulso político necessário para mobilizar os fundos e mecanismos existentes e melhor organizá-los em torno de dois princípios: o foco nos mais pobres e vulneráveis e; a implementação consistente de políticas nacionais", afirmou o ministro Wellington Dias.

A iniciativa quer o cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 1 e 2, com a erradicação da fome e da pobreza extrema.

"Segundo estudos mais recentes da FAO, 735 milhões de pessoas passam fome no mundo. Os 10% mais ricos detêm 76% da riqueza do planeta, enquanto os 50% mais pobres possuem apenas 2%", lamentou.

O encontro, que ocorre de forma híbrida até a próxima sexta-feira (23), contou com a presença de membros do G20, países convidados e organismos internacionais.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: