Política

ANIVERSÁRIO DE TERESINA

Ministro da Cidadania participa de inaugurações em Teresina neste sábado

Osmar Terra participa das solenidades que fazem parte da programação de aniversário de Teresina

Alinny Maria

Sábado - 31/08/2019 às 09:27



Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Ministro Osmar Terrra
Ministro Osmar Terrra

O ministro da Cidadania, Osmar Gasparini Terra, está em Teresina hoje (31), onde participa das solenidades de lançamento da TV “Paz na Web” no Centro de Convivência “Retomando o Caminho” e do Centro de Convivência Para a Pessoa Idosa “Jatobá”, no bairro Angelim, zona Sul de Teresina. As inaugurações fazem parte da programação de aniversário de Teresina e acontecem às 8h30 e 11h30 respectivamente.

No Centro de Convivência Retomando o Caminho, localizado na Rua Areolino de Abreu, 2137, Centro, a inauguração da TV acontece às 8h30. Haverá também a certificação por inclusão produtiva no mercado de trabalho de 17 egressos de comunidades acompanhados pelos serviços ofertados pela unidade.

Logo mais, às 11h30, o ministro participa da inauguração do Centro de Convivência para a Pessoa Idosa “Jatobá”, localizado na Rua 5, nº 9211, conjunto Jatobá, bairro Angelim. As solenidades contarão com a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho, do secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, vereadores, servidores e comunidade.

“Vamos apresentar ao ministro projetos que estão ajudando na restruturação de muitas famílias em Teresina. Um deles é o Centro de Convivência Retomando o Caminho, que é o primeiro do país a atuar no fortalecimento de vínculos e na prestação de assistência social a egressos de comunidades terapêuticas. Outro importante serviço é o de acolhimento para a pessoa idosa, que visa a garantia de direitos e a inclusão social desse público”, reforça o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Centro de Convivência Retomando o Caminho

Inaugurado no dia 11 de março, o Centro de Convivência “Retomando Caminho” é o primeiro centro de reinserção com a finalidade principal de atender usuários que concluíram tratamento para a dependência química por meio de comunidades terapêuticas governamentais e não governamentais do Brasil.

O espaço oferece acompanhamento e fortalecimento de vínculos individuais e familiares através do atendimento psicossocial, oficinas de convivência, palestras e ações socioeducativas e conta com o apoio das comunidades terapêuticas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPSAD), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos grupos de apoio Amor Exigente, Alannon, Naranon, Amor Vencerá e Pastoral da Sobriedade,  além de toda a rede de atendimento ao dependente químico em Teresina.

Centro de Convivência Para a Pessoa Idosa “Jatobá”

O Centro será administrado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e contou com recursos federais e municipais para a construção. A unidade tem capacidade para atender 250 idosos e possui um laboratório de informática com oito máquinas, que devem ser utilizadas para oficinas de inclusão social, um auditório, refeitório, além de toda a estrutura possuir acessibilidade.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: