Política

CRISE DIPLOMÁTICA

Mauro Viera convoca reunião com embaixador de Israel em meio à crise diplomática

A crise diplomática se intensificou em resposta às declarações do presidente Lula (PT), nesse domingo (18).

Da Redação

Terça - 20/02/2024 às 10:11



Foto: Lucio Tavora O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, em reunião no Palácio do Itamaraty
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, em reunião no Palácio do Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, convocou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (20). A convocação, feita na tarde dessa segunda-feira (19), reflete a insatisfação do governo brasileiro com Israel. 

A crise diplomática entre os dois países se intensificou em resposta às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a ofensiva militar de Israel em Gaza ao Holocausto em conversa com jornalistas nesse domingo (18). 

Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a cerimônia de Abertura da 37º Cúpula da União Africana, na Sede da União Africana
Foto: Ricardo Stuckert / PR

A questão foi discutida durante uma reunião no Palácio da Alvorada nesta manhã, com a presença dos ministros Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim.

O governo brasileiro, sob a liderança de Lula, decidiu não realizar retratações pelas suas declarações, optando por uma resposta diplomática, que será feita pelo ministro Mauro Vieira. 

Em resposta à crise, o Ministério das Relações Exteriores de Israel declarou o líder brasileiro "persona non grata". 

Nessa segunda-feira (19), o chanceler israelense, Israel Katz, repreendeu o caso ao embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, durante uma visita ao Memorial do Holocausto (Yad Vashem).

O governo brasileiro toma medidas adicionais e deve realizar a convocação do embaixador israelense, Daniel Zonshine, para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Confira nota oficial do Itamaraty:

Diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel, o ministro Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça hoje ao Palácio Itamaraty, no Rio. E chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil amanhã

Fonte: Folha de São Paulo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: