Política

EMPODERADAS

Mulheres são maioria na Mesa Diretora do Parlamento do Futuro da Alepi

E também a primeira vez que a bancada tem expressivo número de mulheres

Da Redação

Segunda - 26/02/2024 às 14:04



Foto: Piauí Hoje Luiza Carvalho é a primeira presidente da Assembleia Legislativa do Piauí
Luiza Carvalho é a primeira presidente da Assembleia Legislativa do Piauí

As mulheres são maioria nos cargos mais importantes da Mesa Diretora do Parlamento do Futuro, projeto iniciado nesta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa do Piauí - Alepi. Além da Presidência, ocupada pela estudante Luiza Maria Carvalho Silva (PAMA), as mulheres ficaram têm a 1ª Vice-Presidência,  com Sthefany Vitória (PEGR), 2ª Vice-Presidência, com Ana Vitória (PEC) e 4ª Vice-Presidência, com Izamara Isabela (PEC).

A composição da mesa tem como 1º Secretário Vinícius Gabriel (PSE), como 3º Vice-Presidente Victor Manoel (PAMA), 2º Secretário Henry Carneiro (PSE), 3º Secretário – Klasnic de Sousa (PDHEC) e 4º Secretário – Ariolino Lima (PEC).

Luiza Maria Carvalho Silva, estudante de 17 anos, do  Partido da Agricultura e Meio Ambiente (PAMA) foi eleita a primeira presidente do Parlamento do Futuro, um projeto da Assembleia Legislativa do Piauí - Alepi, para incentivar jovens e adolescentes a participarem da política e conhecerem como funciona o Poder Legislativo estadual e 

Nos seus 189 anos de existência, é a primeira vez que a Assembleia será comandada por uma mulher. Luiza Carvalho foi eleita em votação, no plenarinho da Assembleia na manhã desta segunda-feira (26). Esta é, também, a primeira vez que bancada da Alepi é composta majoritariamente por mulheres.

Maria Luiza durante discurso na Alepi 

Os 30 parlamentares do futuro, diplomados hoje no Tribunal Regional Elitoral do Piauí -TRE/PI l, terão três dias para apresentar e debater projetos. A presidente Maria Luiza, disse, durante discurso, já estar fazendo articulações em busca de apoio.

“Eu me sinto muito grata por ter sido escolhida. É um processo difícil, que exige muitas articulações. Começamos chamando pessoas para assumirem cargos dentro da nossa chapa. Hoje mesmo tivemos conversas em busca de apoio", relatou.

Após a votação da mesa diretora os deputados já inicaram os trabalhos legislativos. Maria Luiza (PAMA) ela explicou  ao Portal Piauíhoje.com como funciona seu projeto.

"No projeto da horta sustentável os alunos vão produzir o adubo orgânico, com restos de alimentos da cantina”, disse. 

Já o estudante Gabriel Barbosa, de Barras, que disputou a presidência da Alepi, apontou que seu foco é nos jovens. Ele espera apresentar projetos que estimulem o ensino para o desenvolvimento de games e que estimulem o autoconhecimento por meio da cultura e o fortalecimento das relações humanas.

Parlamentares foram diplomados no TRE/PI

Entre os projetos elaborados está o de João Vitor Araújo, que defende a instituição de auxílio no valor de R$ 400,00 aos estudantes universitários residentes no Piauí que tenham renda inferior a um salário mínimo. O objetivo da proposta é assegurar condições para que os jovens de baixa renda possam concluir seus estudos.

A presidente do Parlamento do Futuro, Luiza Carvalho, com o editor-chefe do portal Piauí Hoje, jornalista Luiz Brandão 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: