Política

RELAÇÃO INTERNACIONAL

Lula vai para Guiana participar de cúpulas regionais

O presidente deve abordar temas da agenda política brasileira

Da Redação

Domingo - 25/02/2024 às 10:57



Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Presidente Lula
Presidente Lula

O presidente Lula desembarca na capital da Guianana, Georgetown, na próxima quarta-feira (25) para participar do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom).  Lula deve abordar temas da agenda  política brasileira.

A organização composta por 15 países, tem uma populaçao com cerca de 19 milhões de pessoas.

"No seu conjunto, é um agrupamento de países com sua importância. Temos afinidades históricas, étnicas e culturais que nos aproximam da região", destacou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em entrevista na última sexta-feira (23). “É um grupo particularmente importante quando precisamos de algum apoio, porque é coordenado em organismos internacionais, vota em conjunto em candidaturas e resoluções e representa 7% dos assentos da ONU [Organização das Nações Unidas] e 40% da OEA [Organização dos Estados Americanos]”, acrescentou.

Segundo dados do governo brasileiro, a relação comercial do Brasil com a Caricom saltou de US$ 1 bilhão para US$ 2,6 bilhões nos dois últimos anos, demonstrando potencial de ampliação. No discurso, Lula deverá abordar temas comuns da agenda do Brasil com os países caribenhos.

“Há coincidência temática. Por exemplo, o tema da segurança alimentar é muito importante para o Caribe, que importa a maior parte dos alimentos que consome - cerca de 80%. Tem a questão também da mudança climática. É uma região muito suscetível aos efeitos do clima. É um momento oportuno para falar sobre esses temas e o presidente Lula foi convidado a falar sobre eles”, explicou o ministro Elio Cardoso, diretor do Departamento de México, América Central e Caribe do MRE.

Além de participar do encontro regional, Lula deverá se reunir com o anfitrião, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, no contexto de visita de Estado para  consolidar uma relação comercial que cresceu muitos nos últimos anos, após o país vizinho descobrir grandes jazidas de petróleo e gás.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: