Política

TRIBUTAÇÃO

“Precisa estudar mais”, diz Merlong sobre fala de governador de São Paulo sobre o Piauí

Deputado federal criticou fala de governador de São Paulo que disse que o estado está virando "burro de carga" para beneficiar estados pobres, e citou o Piauí

Da Redação

Segunda - 13/06/2022 às 11:06



Foto: Reprodução Deputado federal Merlong Solano rebateu governador de São Paulo Rodrigo Garcia
Deputado federal Merlong Solano rebateu governador de São Paulo Rodrigo Garcia

O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) fez um vídeo nas redes sociais criticando a fala do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), em que cita o Piauí. O governador paulista disse que o estado está deixando de ser a “locomotiva do Brasil” para virar “burro de carga”, e citou que parte da arrecadação do estado vai para “estados pobres”, e citou como exemplo o Piauí e o Maranhão.

Merlong criticou a fala de Garcia, dizendo que, historicamente, São Paulo se beneficiou de políticas tributárias, que favoreceram a industrialização naquele estado, e disse que o governador “precisa estudar mais”.

“São Paulo foi construído de maneira historicamente determinada, num processo em que o Brasil todo ajudou a pagar a industrialização do estado de São Paulo. Políticas cambiais, tributárias, financeiras, e industriais adotadas pelo governo federal no sentido de favorecer a industrialização daquele estado”, citou o deputado federal.

O deputado federal citou que o Brasil tem uma arrecadação do ICMS em que o estado de origem também recebe parte do tributo, que em lugar nenhum do mundo isso acontece, e que isso beneficia estados mais industrializados, como o caso de São Paulo.

“Quem não lembra que toda estrutura tributária foi organizada a imagem e interesse dos estados mais industrializados onde eles ficam com os impostos sobre a produção e eles são fortes porque são industrializados, São Paulo à frente, e ainda fizeram uma organização do ICMS que incide sobre o consumo de forma tal que parte do ICMS fica no estado de origem, quando no mundo todo o ICMS, que é o imposto sobre consumo, é arrecadado no estado de destino”, citou.

Merlong disse que a fala do governador paulista foi “estapafúrdia”, e sugeriu que técnicos nos quadros do governo do estado poderiam explicar a ele como funciona a tributação.

“Parece que o governador Rodrigo Garcia não estudou nada disso, eu não sei qual é o curso dele, mas ele precisa estudar mais, antes de fazer declarações estapafúrdias como essa. Assunto tributário é assunto complexo, e com certeza SP tem técnicos extremamente competentes capazes de dar uma aula ao governador Rodrigo Garcia sobre o assunto.”, finalizou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: