Política

AUSENTE

Dr. Pessoa falta à abertura dos trabalhos na Câmara; secretário leu a mensagem

Na mensagem, o secretário de Planejamento,João Henrique falou sobre o balanço das ações da Prefeitura Municipal de Teresina durante 2023 e apontou as principais metas para o ano de 2024

Da Redação

Terça - 06/02/2024 às 09:38



Foto: Reprodução / Redes sociais Secretário João Henrique em discurso
Secretário João Henrique em discurso

Teresina (PI) - O secretário de Planejamento João Henrique Sousa, representou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), na abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Teresina (CMT), na manhã desta terça-feira (06). João Henrique foi quem realizou a leitura da Mensagem Anual do Poder Executivo. O prefeito Dr. Pessoa não esteve presente na solenidade por motivos de saúde. 

Na mensagem, João Henrique falou sobre o balanço das ações da Prefeitura Municipal de Teresina durante 2023 e apontou as principais metas para o ano de 2024. 

De acordo com o texto lido pelo ex-ministro, o plano de governo é buscar transformar Teresina em uma cidade inteligente, e por isso, foi estabelecido cinco eixos de atuação, segurança e saúde, educação, economia, mobilidade no ambiente e no governo.

Vereadores na Abertura do Legislativo na CMT

Segurança 

Durante a leitura, João Henrique destacou que, a frota da Guarda Civil Municipal (GCM) foi completamente renovada. 

“No campo da segurança, houve a entrega de 22 novas viaturas para a Guarda Civil do Municipal, renovando assim a frota da instituição, além da aprovação no seu estatuto” 

Saúde 

Já na saúde foi destacado o valor investido, além de demonstrar a preocupação com a saúde da mulher. 

“No campo da saúde, investiu-se mais de 1,2 bilhão em 2023 em Teresina, e para 2024 está orçado investimento da ordem de 1,6 bilhão. Preocupado com a questão da saúde da mulher, em 31 de outubro foi assinada a ordem de serviço e lançada a pele fundamental do Hospital da Mulher, com investimento da ordem de 60 milhões.”, completa João Henrique.

Abertura do Legislativo na CMT

Educação 

Já na educação, o texto ressalta a alta pontuação que Teresina recebeu no IBEB, sendo a capital com a melhor educação pública do país. 

“No campo da educação, investiu-se mais de um bilhão em 2023 e está previsto investimento da ordem de 1,2 bilhão em 2024. Vale ressaltar que em 2023, Teresina conquistou a melhor pontuação do ranking do IBEB, sendo a capital com a melhor educação pública do país, resultado de um trabalho eficiente e coordenado entre a administração municipal e os professores”, ressalta. 

Além disso, o texto informa que está previsto um aumento no número de vagas no maternal, e a construção de três centros municipais de educação. 

“Em 2024, estão previstos, aumento do número de vagas no maternal, 23 mil novas vagas de educação neste ano. Lançamento do Concurso da SEMEC mil vagas. Construção de 300 municipais de educação infantil, instalação de oito bibliotecas modulares e inauguração da Escola Municipal Ambiental 15 de outubro com capacidade para mil alunos, resultando em investimento da ordem de 30 milhões”, diz. 

Mobilidade no ambiente e governo 

Pensando na mobilidade, o texto diz que a prefeitura está investindo na melhoria da infraestrutura da cidade, destacando obras que já foram entregues e obras que ainda estão sendo concluídas. 

“Com relação aos eixos de economia e mobilidade, a Prefeitura Municipal tem investido maciçamente na melhoria da infraestrutura da nossa cidade com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da nossa capital, gerando emprego e renda. Assim, destacam-se diversas obras que foram entregues em 2023 ou que estão em andamento para serem entregues em 2024”.

Abertura do Legislativo na Câmara de Teresina

Obras destacadas 

Asfaltamento de vias públicas na cidade que estão sendo investidos 150 milhões, Casa da Mulher Brasileira, com investimento federal, mas com recursos fortes da Prefeitura, seis milhões de investimentos. Parque da Floresta fóssil, 19 milhões de investimentos.

Requalificação urbano ambiental da Vila da Paz, 23 milhões de investimentos. Via Marginal Sul está sendo duplicada, 34 milhões. Urbanização das Hortas Comunitárias da Vila Noé Mendes, oito milhões. Píer flutuante, um milhão. Pavimentação do Residencial Dilma Rousseff, quatro milhões. Construção de 63 casas no Parque Rodoviário, quatro milhões. 

Recuperação de praças por toda a cidade, tais como a Praça da Bandeira e a Praça da Costa e Silva. Urbanização e requalificação da Lagoa Mazeirini, dois milhões. Restauração e alargamento da Campestre Norte, 6,4 milhões. Restauração e alagamento da Estrada da Cacimba Velha, 7,2 milhões. Alongamento da avenida Rio Poti, 12 milhões.

Restauração e alargamento da estrada da Santa Tereza, está sendo investido 9 milhões. Modernização e iluminação de campos de futebol por toda a cidade, como Morada do Sol, Saci, Vila Operária e Socopo, 1,2 milhão.  

Conclusão dos estudos do Plano Diretor de Mobilidade Humana Sustentável, e encaminhamento a essa câmara principal, aqui já está para apreciação. No campo do ambiente, governo, a realização do Climatec 23. Evento que teve por objetivo discutir as mudanças climáticas na nossa capital. Houve lançamento do Plano de Ação Climática, tornando Teresina uma das 10 capitais do Brasil que possui tal documento.

E o lançamento do Plano Diretor de Arborização de Teresina, com o objetivo de estabelecer ações e projetos para implantação, manutenção e monitoramento de arborização urbana. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: