Política

EMEDEBISTA

Henrique Pires defende Michel Temer e Tony Trindade em discurso na Alepi

Deputado avalia decisões judiciais como acertadas ao corrigirem erros cometidos contra essas pessoas

Valciãn Calixto

Quarta - 26/08/2020 às 17:41



Foto: Divulgação/Alepi Deputado estadual Henrique Pires
Deputado estadual Henrique Pires

O emedebista Henrique Pires usou seu espaço na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (26) para defender decisões judiciais que beneficiaram o ex-presidente Michel Temer, Léo Matos, atual prefeito de Gilbués; e o apresentador Tony Trindade.

Léo Matos (MDB) foi afastado da prefeitura ainda em maio deste ano por ocupar cargo em âmbito privado. Ele reassumiu a prefeitura esta semana e decidiu exonerar todos os secretários e servidores nomeados por seu vice-prefeito como primeiro ato de retorno.

Michel Temer foi (MDB) absolvido ontem (25) pela Terceira Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) no processo em que acusado de obstrução de Justiça no caso da gravação feita pelo empresário Joesley Batista em 2017.

Já o apresentador Tony Trindade ganhou liberdade através de decisão da Justiça Federal na última sexta-feira (21). Ele foi preso durante a operação Acesso Negado, desencadeada pela Polícia Federal. Segundo a PF, o comunicador monitorava ações da instituição para destruir provas e manipular depoimentos de investigados em uma outra operação, a Delivery, que investiga desvios de recursos do Fundeb no município de União.

Para Henrique Pires, "as decisões foram acertadas ao corrigirem erros cometidos contra essas pessoas". Henrique Pires afirmou que a Justiça Federal reconheceu que errou em relação ao jornalista Tony Trindade, relaxando a prisão preventiva que havia sido decretada contra ele por suposta obstrução de Justiça no caso de desvio de recursos na Prefeitura de União. Pires frisou que “errar é humano” e que Tony Trindade tem uma história na imprensa piauiense.

O deputado do MDB parabenizou o Tribunal de Justiça do Piauí pela decisão de reconduzir Léo Matos ao cargo de prefeito de Gilbués, assinalando que ele tinha sido cassado por uma lei orgânica inconstitucional. “Deve haver uma reparação para o povo de Gilbués porque os cofres do município foram esvaziados na ausência de Léo Matos”, defendeu.

Henrique Pires lembrou que Léo Matos tem realizado muitas obras em benefício do povo de Gilbués e que ele, como presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e secretário do Ministério do Turismo, liberou recursos para aquele município, inclusive para revitalização do Brejo, que é a sua principal atração turística.

O orador acrescentou o parlamentar que outra decisão acertada foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região que absolveu, por unanimidade, o ex-presidente Michel Temer das acusações feitas pelo Ministério Público Federal. A justiça foi feita a Michel Temer, acredita. O ex-presidente realizou muitas obras no Piauí, acrescentou.

Após o discurso de Henrique Pires, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Arcoverde (Progressistas), que presidia a sessão, disse que Michel Temer foi um grande presidente que ajudou o Piauí.E citou a construção de uma ponte em Santa Filomena como uma de suas obras de Temer no estado. Júlio Arcoverde disse que a denúncia feita contra o ex-presidente pelo Ministério Público Federal foi equivocada.

Fonte: Com informações da Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: