Política

Governo do Piauí está inovando ao adotar Inteligência Artificial nas escolas

Além disso, o estado é pioneiro ao criar a Secretaria Estadual de Inteligência Artificial

Da Redação

Quinta - 18/04/2024 às 16:16



Foto: Divulgação 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém (PA)
4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém (PA)

O jornalista Mussoline Guedes, coordenador de Comunicação Social do Governo do Piauí, está participando do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém (PA). O evento está sendo realizado nos dias 18 e 19 de abril, com programações no Palácio de Governo e na Ilha do Combu.

O primeiro dia do evento teve como palestra de abertura a “Inteligência Artificial na Prestação dos Serviços Públicos”, tema abraçado pelo Governo do Estado. O Piauí é pioneiro na adoção da IA como disciplina obrigatória no currículo das escolas da rede pública estadual e na criação da Secretaria Estadual de Inteligência Artificial.

Mussoline Guedes destacou os avanços tecnológicos do Piauí no encontro de secretários de Comunicação dos estados

O palestrante Renato Piques, da Etho It Tecnologia, de São Paulo, parabenizou o Piauí pelas iniciativas na área e afirmou que adotar a IA como disciplina no ensino médio vai formar profissionais muito mais completos dos que existem hoje. Renato Piques é executivo sênior com mais de 25 anos de experiência na área de tecnologia, com projetos nas áreas de  Infraestrutura e Cloud e Segurança Cibernética, atuando com maior presença nas indústria de Transportes, Varejo, Telecom e Serviços Financeiros.

A Secretaria Estadual de Inteligência Artificial terá a missão de promover o desenvolvimento, a implementação e o uso ético da inteligência artificial (IA) para criar soluções que ajudem no crescimento do Estado.

O Governo do Estado quer estimular a inovação e o empreendedorismo no campo da IA, incentivando a criação de startups e projetos voltados para resolver desafios locais, trabalhando em parceria com instituições de pesquisa, empresas locais, órgãos governamentais e municípios.

Outro objetivo do órgão é garantir que a IA seja aplicada de forma transparente, justa e inclusiva, “respeitando os direitos humanos, a privacidade e a segurança de todos os cidadãos”. Segundo Rafael Fonteles, a secretaria estará atenta aos impactos sociais, éticos e legais das soluções de IA, buscando sempre o benefício da população.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: