Política

Governo do Piauí contrata Aegea por R$ 1,7 bilhão

Assinaram o contrato Franzé Silva e Viviane Moura, pelo Governo do Piauí e Hamilton Amadeo, pela Aegea Saneamento

Quarta - 22/03/2017 às 18:03



Foto: Francisco Leal Assinatura do contrato do Governo do Piauí com a Aegea Saneamento
Assinatura do contrato do Governo do Piauí com a Aegea Saneamento

O secretário de Administração e Previdência (SeadPrev), Franzé Silva; a superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), Viviane Moura, e o presidente da Aegea Saneamento, Hamilton Amadeo, assinaram na manhã desta quarta-feira (22), o contrato de RF$ 1,7 bilhão referente à licitação internacional para exploração, pelos próximos 31 anos, dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário urbano de Teresina.

Segundo o presidente da Aegea, a maioria dos funcionários da Agespisa serão aproveitados por terem o conhecimento técnico. A Aegea entrará com o aporte financeiro. “É do nosso interesse continuar com eles, pois possuem a capacidade. A Aegea trará o crédito, o aporte financeiro, para que o conhecimento técnico que já existe na empresa seja aproveitado em prol da oferta de serviço”.

Franzé Silva afirmou que o Governo do Estado esperar resolver definitivamente o problema de água e esgoto, que há tempos tira o sono da população da capital. “Acreditamos na empresa, pois foi um processo seletivo muito fiscalizado, transparente e acompanhado criteriosamente por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalharemos em conjunto, supervisionando o trabalho da Aegea”, avisou o secretário.

Franzé Silva com representantes da AegeaFranzé Silva com representantes da Aegea

A Aegea terá que garantir, até o final do contrato - em 2048 -, 100% de cobertura de abastecimento de água e esgotamento da capital. A empresa vai aplicar R$160 milhões, de contribuição financeira a título de outorga, para restruturação da Agespisa nos próximos anos.

A transição da Agespisa para a Aegea, por contrato, deve acontecer em seis meses, mas esse prazo será diminuído, segundo Viviane Moura, pela necessidade das obras serem executadas com maior rapidez para diminuir o sofrimento da população. “O cronograma de investimentos e de obras também devem ser antecipados. A partir de hoje, faremos reuniões para estabelecer as metas e as obras terão início ainda neste trimestre”, previu Viviane Moura.

“O maior desafio é trazer água com rapidez para as pessoas. Não queremos ficar restritos ao que o contrato pede, vamos surpreender positivamente. Também queremos implantar em Teresina um sistema de tratamento de água e esgoto de primeiro mundo e pretendemos ainda que, ao longo do tempo, a companhia seja reconhecida como uma empresa local”, ressaltou Hamilton Amadeo, da

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: