Política

POLÊMICA

Governadora veta projeto que facilita porte de arma para atiradores esportivos

O projeto é de autoria do deputado Carlos Augusto (MDB)

Da Redação

Quinta - 16/06/2022 às 16:12



Foto: Gabriel Paulino Governadora Regina Sousa
Governadora Regina Sousa

O projeto de lei de autoria do deputado Carlos Augusto (MDB), onde facilita o uso de arma para caçadores e praticantes do esporte de tiro foi vetado pela governadora Regina Sousa (PT).

O projeto já tinha sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O texto aponta necessidade de defesa as pessoas que praticam esse esporte.  “Impõe-se o veto total ao Projeto de lei face à sua inequívoca inconstitucionalidade, pois pretende deferir ao Estado competência para regulamentações relativas ao registro e porte de arma, o que refoge aos mandamentos dos preceitos constitucionais", cita o texto.

De acordo com a governadora, somente a Polícia Federal tem autorização para esse tipo de porte de arma. Além do que, a autorização iria causar equívocos no que se diz respeito ao controle das armas de fogo. Agora o veto vai seguir pra a ALEPI que vai analisar. 

Projeto facilita o uso de armas para advogados 

Foi aprovada nesta semana na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o Projeto de Lei Ordinária 34/22, de autoria do deputado B. Sá (Progressistas), que reconhece a advocacia como atividade de risco e a necessidade de defesa e proteção por parte de seus profissionais.

A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e passa a ser analisada na Comissão de Segurança Pública. O projeto recebeu parecer favorável do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) e foi aprovado em reunião da CCJ, com a presença dos deputados Henrique Pires (MDB), Fábio Novo (PT), Marden Menezes (Progressistas), Francisco Costa (PT) e Severo Eulálio (MDB).

 Na justificativa, o deputado B. Sá apresenta legislações que garantem esse direito a magistrados e membros do Ministério Público e iguala os riscos que a advocacia passa aos que esses profissionais vivenciam. Ele também justifica apresentando casos de advogados vítimas ou que sofreram ameaças de violência em cidades do Piauí, como Piripiri, Teresina e Pedro II. 

Regina Sousa participa da Feira Nordestina de Agricultura Familiar em Natal

Sílvio Mendes participa de encontro com evangélicos na Zona Sul de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: