Política

OPA

Governador autoriza execução das primeiras obras escolhidas pela população

Serão executadas sete obras do Orçamento Popular Participativo (OPA)

Da Redação

Quarta - 10/01/2024 às 18:52



Foto: Divulgação Rafael Fonteles autoriza execução das obras
Rafael Fonteles autoriza execução das obras

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) autorizou, nesta quarta-feira (10), a execução das sete primeiras obras do Orçamento Participativo (OPA), em que a própria população escolheu no ano passado.  As ações e obras foram consideradas prioritárias e envolvem asfaltamento de ruas, com investimentos de R$ 9,5 milhões, beneficiando as cidades de Teresina e Parnaíba.

Em Teresina, os bairros beneficiados são: Portal da Alegria e Santa Maria da Codipi. Já em Parnaíba será Catanduvas e a Comunidade Portinho.

“O Orçamento Participativo Digital do Governo do Piauí é um sucesso e quem tem dito isso não somos apenas nós, mas vários estados e o próprio Governo Federal têm reconhecido essa forma de democracia participativa direta”, afirmou o govenador.

No total, foram 88 obras aprovadas pelo OPA, sendo que 67 serão executadas em Teresina e 21 em Parnaíba. 

“São serviços de diversas áreas, como mobilidade urbana, educação, segurança pública, escolhidos e votados pelo povo, que estão constando no orçamento e virando obras concretas em menos de um ano”, destacou Rafael Fonteles.

A previsão é que, em fevereiro, o governador autorize mais 38 obras, e em março as 43 restantes. Assim, até o final do primeiro trimestre de 2024, todas as 88 ações do OPA estarão em andamento.  O orçamento total do programa para este ano é de R$ 55 milhões.

“As obras têm um impacto importante porque elas foram escolhidas diretamente pela população, em cada um dos seus bairros.  Teremos ainda obras como praças, bibliotecas comunitárias, brinquedopraças, canteiros centrais, quadras de esporte, pontos de cultura”, afirmou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

Em 2024, o OPA será levado para mais três cidades do Piauí: Picos, Floriano e Piripiri. O critério é o populacional, pois esses municípios têm mais de 50 mil habitantes. A escolha das obras para serem executadas em 2025, nestas cidades, começa a partir de fevereiro. 

“Todo o processo de cadastramento de entidades, indicação de propostas, análise de viabilidade e votação vai se dar nesse primeiro semestre de 2024”, explicou Bonfim.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: