Política

APROVAÇÃO DE LULA

Genial/Quest: Lula é aprovado por 60% dos brasileiros

Lula vive seu melhor momento desde que tomou posse para o terceiro mandato

Da Redação

Quarta - 16/08/2023 às 08:05



Foto: Ricardo Stuckert Presidente Lula
Presidente Lula

Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vive o momento mais favorável junto à opinião pública desde que tomou posse para o seu terceiro mandato. O levantamento mostra um aumento significativo na aprovação do trabalho realizado pelo presidente, indicando que ele é aprovado por 60% do eleitorado, um crescimento de quatro pontos percentuais. A desaprovação, por outro lado, recuou de 40% para 35% no mesmo período.

O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 14 de agosto e mostra ainda que a aprovação do presidente ocorreu até mesmo em setores em que o antipetismo costuma se manifestar com mais força.

Lula cresceu na região Sul do país, local onde perdeu para Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições por 58,9% a 41,1% dos votos válidos. A aprovação ao presidente na região deu um salto de 11 pontos em apenas dois meses e agora está em 59%.

A região Nordeste continua dando a melhor aprovação para Lula, com 72%, de acordo com a Quaest. A menor aprovação (52%) é no Norte e Centro-Oeste.

Lula cresceu também no eleitorado evangélico, que também votou em sua maioria com Bolsonaro nas últimas eleições. Pela primeira vez desde o início da série histórica da Quaest, a aprovação a Lula nesse segmento religioso superou numericamente a desaprovação, e agora está em 50% a 46%, respectivamente.

Entre o eleitorado mais escolarizado, a aprovação de Lula cresceu de 45% para 53%.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 10 e 14 de agosto com 2.029 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Fonte: Com informações do O Globo e Revista Fórum

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: