Política

CASO CHEGA À ALEPI

Assembleia pede explicação à UFPI sobre demora para homologar resultado de eleição

Demora do reconhecimento do resultado da eleição para reitor preocupa presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva

Da Redação

Sexta - 14/06/2024 às 16:27



Foto: Divulgação Deputado estadual Franzé Silva (PT)
Deputado estadual Franzé Silva (PT)

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), apresentou requerimento cobrando da reitoria da Universidade Federal do Piauí explicações sobre a homologação do resultado da eleição para nova reitora e vice-reitor, ocorrida no dia 15 de maio.

Durante esta semana, a comunidade acadêmica vem se mobilizando, diante da demora da homologação do resultado pelo Conselho Universitário. Lideranças estudantis e a Associação dos Docentes da UFPI - Adufpi se manifestaram nas redes sociais, já que o conselho se reuniu na segunda-feira (10) e não colocou a questão em pauta.

A professora Nadir Nogueira e o professor Edmilson Moura, eleitos reitora e vice com 48,02% dos votos, também ingressaram com processo administrativo junto à reitoria. O documento interpela a administração da universidade acerca da devolução do relatório da comissão eleitoral sobre o resultado das eleições, alegando a existência de "notícias" que colocam em dúvida a lisura do pleito. O processo administrativo afirma que essas "notícias" são fake news sobre a prestação de contas e que a comissão eleitoral não tem a função de averiguar as supostas denúncias, já que a comissão foi extinta desde o dia 17 de maio, quando do envio do relatório final, e que não é sua função esse tipo de conduta.

No requerimento em que cobra informações sobre a homologação do resultado e envio da lista tríplice ao governo federal, o deputado Franzé Silva lembra que o processo eleitoral é realizado nas grandes universidades do Brasil, "como forma de assegurar que a vontade popular seja respeitada, garantindo a boa governança democrática, a estabilidade e segurança jurídica, fundamental para que uma universidade do porte da UFPI possa continuar a exercer suas diversas atividades, de forma eficiente e democrática, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão".

O requerimento foi lido no plenário da Assembleia Legislativa e deve ser colocado para votação na próxima semana.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: