Política

Politica

Senado aprova Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para PGR, uma vitória de Lula

A aprovação foi com folga, para desespero da oposição e dos bolsonaristas

Da redação

Quarta - 13/12/2023 às 21:04



Foto: Agência Brasil Flávio Dino e Paulo Gonet
Flávio Dino e Paulo Gonet

Por 47 a 31, o Plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (13), o nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Fedeal, na vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, no fim de setembro.

O Senado aprovou também o nome de Paulo Gonet para o cargo de procurador geral da República. Ele teve 65 votos a favor e 11 contra.

No final da tarde o nome de Flávio Dino para o STF já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça - CCJ, do Senado por 17 votos a favor e 10 contra.

Com isso, o presidente Lula (PT) emplaca a segunda escolha para a Corte em seu novo mandato – seu primeiro indicado, Cristiano Zanin, passou com folga pelo Senado, com 58 votos. Para desgosto dos bolsonaristas. 

Trata-se de uma vitória expressiva de Lula, que decidiu bancar a escolha de um de seus ministros mais combativos. 

O modo como Dino comandou o Ministério da Justiça, em especial após o 8 de Janeiro, despertou a ira de bolsonaristas, que o transformaram em adversário preferencial.

Flávio Dino é advogado. Foi juiz federal e deputado. Em 2022 foi eleito senador rpelo estado do Maranhão, do qual foi governador entre 2015 e 2022. Dino tem 55 anos e é filiado ao Partido Socialista Brasil - PSB.

O que aconteceu

Na CCJ do Senado foram 17 votos a 10 a favor de Dino e 23 a 4 para Gonet — eram necessários ao menos 14 votos para cada um dos indicados pelo presidente Lula. 

A tentativa de senadores de dividir a sessão, para questioná-los individualmente, foi barrada por Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Veja video da Agência Senado:

Fonte: Agencia Senado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: