Política

Fiesp decide apoiar impeachment de Dilma

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, anunciou hoje (14) que

Segunda - 14/12/2015 às 23:12



Foto: Reprodução Presidente Dilma Rouseff
Presidente Dilma Rouseff
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, anunciou hoje (14) que a Fiesp vai apoiar o processo de impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff. O anúncio foi feito após reunião do Conselho de Representantes da Fiesp com as diretorias da Fiesp e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Segundo Skaf, o apoio foi aprovado por unanimidade.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, fala à imprensa depois de audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, no Congresso Nacional (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Para Paulo Skaf, estar a favor do processo de impeachment não é nenhum julgamento ou pré-julgamentoArquivo/Antonio Cruz/Agência Brasil
“É importante que se diga que estar a favor do processo de impeachment não é nenhum julgamento ou pré-julgamento. É estar a favor do andamento do processo de impeachment. Cabe ao Congresso Nacional julgar”, afirmou Skaf.

De acordo com o presidente da entidade, o apoio ao processo de impeachment foi tomado por causa da situação política e econômica do Brasil. Skaf negou que a entidade tenha avaliado a possibilidade de também se manifestar favoravelmente ao afastamento do presidente da Câmara dos Deputados,Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é do mesmo partido de Skaf e do vice-presidente da República Michel Temer. “O que foi levantado na reunião é que poderíamos, em um outro momento, tratar sobre o processo contra Cunha. Não hoje, porque o foco era o processo de impeachment aceito pelo presidente da Câmara.

Pesquisa com empresários

Conforme Paulo Skaf, a decisão foi tomada após o resultado de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Pesquisas e Estudos da Fiesp indicando que 91% dos empresários paulistas apoiam o processo de impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff. Dos empresários ouvidos, 5,9% manifestaram-se contra o impeachment e 3,1% não responderam.

Com relação às empreas, a pesquisa registrou 85,9% de apoio ao impeachment, contra 4,9%. Dos consulgados, 9,7% não responderam. Os empresários também se mostraram favoráveis ao posicionamento da entidade sobre o processo de impeachment: 91,9% dos entrevistados defenderam que a Fiesp deveria se posicionar publicamente sobre o tema.

Segundo a entidade, o objetivo da pesquisa com 1.113 empresas foi levantar a opinião de parte da indústria de São Paulo sobre a possibilidade da presidenta Dilma Rousseff sofrer um processo de impeachment. O questionário foi preenchido por proprietários, presidentes ou diretores das cerca de 153 mil empresas do estado de São Paulo. A consulta foi realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro

Skaf disse que a pesquisa é realizada mensalmente pela Fiesp com as empresas paulistas sobre variados assuntos: energia, inflação, décimo terceiro salário, entre outros. Dessa vez, a ideia foi ouvir a opinião dos empresários sobre o impeachment. Cerca de 8,4 mil questionários foram enviados, mas somente 1.113 respondidos.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: