Política

PROJETO

Presidente do Parlamento do Futuro quer construir horta sustentável na escola

Ela quer envolver em seu projeto todos os seus colegas da escola de tempo integral João Henrique Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina.

Da Redação

Segunda - 26/02/2024 às 17:23



Foto: Luiza Carvalho da Silva
Luiza Carvalho da Silva

A construção de uma horta sustentável e orgânica é o primeiro projeto proposto pela estudante Luiza Maria Carvalho Silva, 17 anos, que assumiu nesta segunda-feira (26), a Presidência do Parlamento do Futuro, um projeto da Assembleia Legislativa do Piauí para incentivar jovens a participar da política e conhecer como funciona o Legislativo estadual. 

Luiza faz o 2º ano do ensino médio da escola tempo integral João Henrique Almeida Sousa, localizada no bairro Morada Nova, zona de Teresina. Ela quer envolver seus colegas da escola no desenvolvimento do projeto.

A proposta da estudante é fazer compostagem com o resto dos alimentos da cantina para gerar o adubo orgânico a ser utilizado na hora a ser instalada na escola.

“Vamos produzir alimentos livres de agrotóxicos”, disse.

Atualmente, a maior parte dos resíduos orgânicos gerados nas cidades brasileiras está sendo jogada em aterros sanitários e lixões. Além disso, menos de 1% de tudo o que é coletado acaba sendo reciclada em unidades de compostagem, o que equivale a aproximadamente 300 mil toneladas ao ano.

Especialistas ressaltam que, como a degradação de resíduos orgânicos é um processo natural, a reciclagem deste tipo de resíduo pode ser feita em qualquer escala e de diversas formas, desde às mais baratas até com uso de tecnologias mais avançadas.

Luiza Maria também planeja fazer a captação de água nos aparelhos de ar condicionado da escola para evitar o desperdício.

“Vamos reaproveitar essa água para a limpeza da escola e para o cultivo da horta”, explicou Luiza Maria.

Muitas pessoas e empresas já utilizam a água gerada durante o uso do de ar condicionado. Ambientalistas destacam que essa é uma atitude sustentável. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: